terça-feira, 28 de setembro de 2010

15 cemitérios e túmulos notáveis que você deve visitar antes de morrer

Acima do solo ou à sete palmos abaixo, 15 destes locais de repouso final são os pontos principais para os mortos... e os vivos.



01. Taj Mahal, Agra, Índia

 O Taj Mahal em Agra, é certamente o mausoléu mais belo do mundo. Durante o século 17, o imperador Mughal Shah Jahan construiu a estrutura em memória de sua esposa favorita, Mumtaz Mahal. Feito com mármore branco de Rajasthan, cristal da China, turquesa do Tibet e safira do Sri Lanka. A câmara principal abriga o sarcófago do imperador e sua esposa, porém seus túmulos reais estão localizados em um nível inferior. Se não sido deposto pelo filho mais velho e aprisionado longe de sua grande paixão, que ele só poderia ver por uma janela bem pequena de sua cela, a intenção Shah Jahan era construir para si próprio uma réplica do Taj Mahal do outro lado do rio só que todo em mármore negro. Imagine só como seria lindo?



02. Pirâmides de Gizé, no Egito
Essas pirâmides, nos arredores do Cairo podem datar de cerca de 3.200 aC. Elas perfuram o céu, sem se perturbar por uma multidão de pessoas inescrupulosas, camelos e turistas com filmadoras em punho. Estima-se que de 20.000 a 30.000 trabalhadores construíram as pirâmides, a maior das quais é construída a partir de mais de dois milhões de blocos. A maior pirâmide foi construída como um túmulo para a quarta dinastia egípcia Rei Khufu.



 
 
 
 
 
03. Merry Cemetery, Sapanta, Romênia
O Cemitério Merry é famoso por suas lápides coloridas de madeira cobertas com pinturas e poesias nativas representando a vida das pessoas enterradas ali. Em 1935, o artista Ioan Stan Patras esculpiu o primeiro epitáfio e, eventualmente, o cemitério ficou todo preenchido com a decoração. É hoje um museu ao ar livre e atração turística. Patras faleceu em 1977. Seu túmulo é marcado por uma cruz que ele esculpiu antes de sua morte.



 
 
 
 
 
 
 
04. Muralha da Necrópole do Kremlin, Moscou, Rússia
Em 1924, o túmulo de Lenin se tornou o centro da Muralha da Necrópole do Kremlin. O que muitos visitantes não se dão conta, porém, é que por trás do mausoléu e, ao pé da Torre Senatskaya do Kremlin estão os túmulos de muitas outras pessoas de renome. Lá também estão sepultados: Joseph Stalin, Leonid Brezhnev, Yuri Andropov, Yuri Gagarin



 
 
 
 
 
 
 
 
05. Cemitério Père Lachaise, em Paris, França
Père Lachaise é um dos cemitérios mais famosos do mundo, atraindo centenas de milhares de visitantes anualmente para as sepulturas daqueles que lá foram enterrados. O cemitério foi fundado em 1804, mas alguém teve a brilhante idéia de passar os restos mortais de pessoas famosas para atrair negócios lá! Pessoas notáveis sepultadas: Honoré de Balzac, Sarah Bernhardt, Georges Bizet, Jean Brunhoff, Frédéric Chopin, Colette, Isadora Duncan, Marcel Marceau, Molière, Jim Morrison, Victor Noir, Edith Piaf, Marcel Proust, Georges-Pierre Seurat, Gertrude Stein, Alice B. Toklas, Oscar Wilde



06. Fairview Lawn Cemetery, Halifax, Nova Escócia, Canadá
Cento e 21 vítimas do Titanic estão enterradaos no cemitério de Fairview. A maioria deles foi marcada com um marco de granito cinzento pequeno, simplesmente dizendo seu nome e data de morte. Os ocupantes de um terço dos túmulos, no entanto, nunca foram identificados e os seus marcadores contem apenas a data da sua morte. As sepulturas das vítimas foram estabelecidas em três linhas em curvas suaves, seguindo os contornos do terreno inclinado. Por coincidência, a forma curva sugere o contorno da proa de um navio.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
07. A cidade dos Mortos, Cairo, Egito
A Cidade dos Mortos é o cemitério mais curioso do mundo - não sendo apenas uma cidade dos mortos, mas de vivos. Tradicionalmente, os egípcios enterravam seus mortos cercados por quartos de modo que os parentes pudessem viver neles durante o longo período de luto. Infelizmente, a falta de moradia no Cairo levou a algumas famílias a viverem permanentemente em grandes cemitérios na periferia da cidade.

 

 

08. Hollywood Forever Cemetery, em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos
Os gramados imaculados e imponentes monumentos do Hollywood Forever Cemetery são a imagem final para grande parte da realeza de Hollywood. A atenção derradeira de algumas estrelas já muito esquecidas. Lá estão: Don Adams, Mel Blanc, Cecil B. DeMille, Douglas Fairbanks, Nelson Eddy, Estelle Getty, John Huston, Jayne Mansfield, Darren McGavin, Adolphe Menjou, Tyrone Power, Johnny Ramone, Siegel Benjamin "Bugsy", Rudolph Valentino, Fay Wray



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
09. Cemitério Protestante, Roma, Itália

Este jardim cheio é uma surpresa em uma esquina movimentada de Roma. O jardim é dominado por uma ponta aguçada da pirâmide: o túmulo fantasioso de um general romano, com uma propensão para a egiptologia. Ali também estão: Percy Bysshe Shelley, John Keats



10. Cemitério Monte das Oliveiras, Jerusalém, Israel
Judeus foram enterrados no Monte das Oliveiras, desde os tempos bíblicos. Há uma estimativa de 150 mil sepulturas do Monte, incluindo túmulos tradicionalmente associados como Zacarias, assim como o filho rebelde de Davi, Absalão. Outras pessoas notáveis sepultadas: Shlomo Goren, Shmuel Yosef Agnon, O primeiro-ministro Menachem Begin e sua mulher Aliza, Princesa Alice de Battenberg


 
 
 
 
 
 
 
 
 
11. Hartsdale Cemitério de Animais em Hartsdale, Nova Iorque, Estados Unidos
Em 1896, o Dr. Samuel Johnson, um veterano de guerra, ofereceu o seu pomar para um amigo em luto como o lugar do enterro de seu cachorro. Hoje, o Hartsdale Cemitério de Animais tem 70 mil sepulturas, incluindo as de cães de guerra famosos, assim como um memorial para os cães da Cruz Vermelha, que serviram durante a Segunda Guerra Mundial. Proprietários famosos que enterraram ali seus animais de estimação incluem Mariah Carey e Diana Ross.



12. Tumba de Palenque, Pacal, no México
No sopé das montanhas de Chiapas repousam os restos da antiga cidade Maia de Palenque. O monumento mais famoso da cidade é o túmulo de Pacal, o Grande, localizado no Templo das Inscrições, uma íngreme, pirâmide de degraus. Palenque foi amplamente explorado por arqueólogos, mas nenhum conseguiu descobrir como abrir o túmulo até 1948. Em seguida, foi levado mais quatro anos só para limpar os escombros da escada que desce para a câmara onde Pacal está enterrado. Lá, eles encontraram restos do rei, cercado por esculturas e relevos em estuque que descreve a sua transição para a divindade.

 
 
 
 
 
 
 
13. As Catacumbas de Roma, Itália
Uma antiga lei romana proibia o enterro dentro dos limites da cidade de Roma, assim a maioria romana era cremada. Mas os primeiros cristãos foram enterrados em uma série de intermináveis, túneis subterrâneos. Chamado como o complexo subterrâneo da morte de Roma, já foi conhecido como assombrado. Mas agora está vazio de corpos, mas mantendo afrescos cristãos, altares e ícones. Há nomes em algumas das catacumbas diferentes, como as de São Calisto e São Sebastião. Estas referem-se aos mártires que se acreditavam terem sido enterrados lá.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
14. A Ilha dos Mortos ,Tasmânia, Austrália

A colônia penal de Port Arthur, na Tasmânia foi fechada em 1877, mas durante seus anos de funcionamento, aqueles que morreram na prisão foram enterrados em uma pequena ilha próxima. Embora haja pelo menos 1.700 túmulos existentes na ilha, apenas parcelas pertencentes a 180 servidores penitenciários e militares estão marcadas. Hoje as sepulturas da Ilha dos Mortos atraem dezenas de turistas, muitos dos quais descrevem o ar sobre a pequena ilha coberta de mato como possuindo qualidades como "melancólico" e "tranqüilo".


Uma massa rochosa chamada Bandiagara elevada acima da planície banhada pelo sol, é uma das vistas mais deslumbrantes da África Ocidental. O mais extraordinário é o conjunto de edifícios pequenos nas falésias, que foram construídas pela tribo Tellem há muito tempo. Hoje, a tribo Dogon usa essas habitações nos precipícios como túmulos, içando os corpos dos entes queridos ao seu lugar de descanso final usando uma corda feita da árvore da vida. O Baobá.




 
 
 
 
 
15 Cemitério Parque Senhor do Bonfim, Curitiba, Paraná, Brasil.

Cemitério Estilo Parque localizado dentro de uma reserva de floresta de araucária, um dos maiores do Brasil.

Idosa morta pode ter sido violentada

Marcelo Vellinho
Aliocha Maurício
Urna estava vazia na clareira e a idosa a alguns metros dela.
Nem mesmo os mortos escapam da mentalidade doentia de algumas pessoas. Na madrugada de ontem, um caso macabro foi registrado no Cemitério Municipal Jardim Independência, em Araucária.
O corpo de uma idosa foi retirado do túmulo, arrastado até o mato e abandonado ao lado do caixão. A mulher, de 74 anos, morta há pouco mais de um mês, estava nua da cintura para baixo. Existe a suspeita de ato sexual.

O crime só foi descoberto na manhã de ontem, quando o coveiro percebeu o túmulo arrombado e encontrou o corpo e o caixão numa clareira. Familiares da idosa se revoltaram.
“É uma humilhação muito grande ver o corpo de um ente querido naquela situação”, relatou o filho da mulher, Jonas Bozza. O cadáver foi levado ao Instituto Médico-Legal (IML), onde passou por exames, a fim de apurar se houve ou não vilipêndio - termo usado para definir a violência contra a pessoa morta. A mulher será novamente sepultada hoje. “Ainda temos que passar pela tristeza de outro enterro”, lamentou Jonas.

Suspeitas


O delegado Haroldo Luiz Vergueiro Davison, da delegacia de Araucária, suspeita que pelo menos duas pessoas tenham participado da profanação do túmulo. “Aguardamos o laudo para apurar se realmente houve sexo com o cadáver. Caso contrário, é provável que a intenção dos criminosos fosse furtar algo de valor. Ela era uma pessoa conhecida na cidade”, afirmou o delegado.
A família informou que não havia nenhum objeto de valor no túmulo. De acordo com o Código Penal Brasileiro, a pena por vilipêndio a cadáver é de 1 a 3 anos de detenção e multa.

A família também reclamou da falta de segurança e iluminação no cemitério. O túmulo violado fica na parte nova, a poucos metros de um matagal. “Aqui é muito escuro à noite. Muitos parentes têm medo de vir quando começa a escurecer”, disse Jonas. Populares relataram ainda que usuários de drogas se reúnem no mato para usar entorpecentes.