terça-feira, 24 de outubro de 2017

O maior jazigo privado da Europa fica em Lisboa


O maior jazigo privado da Europa fica em Lisboa
©CML/DGC

Tem capacidade para 200 restos mortais, mas ainda há espaço neste condomínio, onde descansam em paz 140 alminhas. Neste domingo, 29 de Outubro, há uma visita guiada.

Chama-se Palmela, mas fica em Lisboa. Mais precisamente no Cemitério dos Prazeres, onde vai decorrer uma visita guiada gratuita organizada pelo projecto Um Outro Olhar, que trabalha na divulgação e preservação do património cultural, edificado e histórico da cidade. O passeio passa pela jóia da coroa do cemitério, actualmente em vias de classificação no âmbito da protecção do património cultural, o Jazigo Palmela. Trata-se de um mausoléu datado de 1849, onde descansam familiares, amigos e empregados do clã Palmela.
Foi uma encomenda de D. Pedro de Sousa Hostein 1º Duque de Palmela ao arquitecto maçon Giuseppe Cinatti, o que justifica inúmeros símbolos maçónicos ao longo da estrutura, como colunas que evocam o Templo de Salomão ou o número três no livro do Anjo da Morte (ou da Boa Morte) que encima a pirâmide do jazigo, uma obra da autoria do escultor Araújo Cerqueira. E há mais obras de arte a decorar esta eterna morada, como um cenotáfio do arquitecto e escultor italiano Antonio Canova ou um baixo-relevo de Vitor Bastos, o criador do Camões da Praça Luís de Camões.
Cemitério dos Prazeres, Largo de São João Bosco. Dom 10.00-13.00. Ponto de encontro: poeta do cemitério

Cemitério no Paraná inaugura vela gigante que pode bater recorde


Com 17 metros de altura, monumento será inaugurado em 1º de novembro, em Almirante Tamandaré. Representante do RankBrasil estará presente

24/10/2017
Link: 
Im
Cemitério no Paraná inaugura vela gigante que pode bater recorde



Cemitério Vaticano, da cidade de Almirante Tamandaré (PR), vai inaugurar uma vela gigante que pode bater recorde brasileiro. O evento acontece em 1º de novembro, às 19h30. A representante do RankBrasil, Elisangela Arruda estará presente para possivelmente oficializar o título com entrega de troféu.
Chamada de Vela da Fé, o monumento tem 17 metros de altura, divididos entre o corpo da vela e uma chama metálica, localizada no topo da estrutura. Em sua base fica o Velário da Divina Luz, que será inaugurado no mesmo dia. O objeto gigante é construído em tijolo de vidro e deve mudar suas cores de acordo com datas comemorativas, entre elas Outubro Rosa e Novembro Azul.
Durante o evento vão ocorrer várias celebrações em homenagem ao Dia de Finados. Entre as ações está uma procissão, trajetória chamada Caminho de Luz, em que os participantes caminharão com uma vela em mãos até o local da vela gigante, onde farão contagem regressiva para o acendimento do monumento.A inauguração também contará com coral musical, fogos de artifícios e food trucks. O local vai oferecer um espaço confortável com bancos, oratório e painel memorial. O corpo da vela terá um sistema especial de iluminação, paisagismo e som ambiente, tornando o momento de oração mais tranquilo.
Pensando no meio ambiente, o velário é preparado para fazer a coleta dos resíduos das velas convencionais. Abaixo das velas existe uma tela metálica para separar a parafina que eventualmente cai da área de acendimento. No fundo há uma gaveta com água que será retirada para reaproveitamento de resíduos. Além disso, o espaço também foi projetado para o uso de velas eletrônicas.Quem quiser participar da inauguração do monumento, o Cemitério Vaticano fica na rua Maurício Rosemann, 556 A, na região metropolitana de Curitiba (PR). O local conta com 4.900m² de área construída, distribuídos entre jazigos, ossuários individuais e futuramente capelas familiares, além de estacionamento com capacidade para até trezentos carros.