quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Caixão é retirado de sepultura no cemitério de Santa Inês

Família tirou corpo de um estranho colocado na sepultura de parentes.
Coveiro afirma que sequer tinha conhecimento do ocorrido.

Assista ao vídeo aqui.


A superlotação do cemitério de São Benedito, em Santa Inês, provocou uma situação constrangedora para duas famílias da cidade. Em um túmulo onde já havia dois corpos, um terceiro foi sepultado, sem autorização.
A família dona do túmulo violado ficou sabendo da situação por meio de amigos. No local está enterrado Raimundo Vitor dos Santos, há sete anos, e o pai dele, Antonio Vitor José dos Santos, há 53 anos. Revoltados, alguns parentes e amigos de seu Francisco tomaram uma atitudade extrema: retiraram o caixão com o corpo que foi sepultado por último, que não era da família. Imagens da ação foram registradas em um vídeo amador.

De acordo com o aposentado Francisco Vitor dos Santos, além de terem violado o túmulo da familia, destruíram o local que era mensalmente decorado com flores e velas. "Colocaram outro lá, sem permissão nenhuma", disse.

O coveiro diz que não sabia que um terceiro corpo havia sido colocado no local. "Porque muitas vezes o pessoal da família enterra, coloca no gavetão e nem fala com a gente. Isso foi um erro que eles fizeram. Colocaram no gavetão errado pensando que era o deles. Ninguém sabe de quem é esse corpo", conta o coveiro José Pereira.
Na manhã desta terça-feira (24), o caixão ainda podia ser visto ao ar livre. "Vamos procurar um local para colocar ele, para não deixá-lo aí em cima, no chão", garantiu o coveiro José Pereira.

O cemitério de São Benedito tem mais de 50 anos. Foi criado quando Santa Inês ainda era um povoado do município de Pindaré-Mirim e sempre foi assim: qualquer pessoa entra e sai a hora que quer e nunca houve uma administração no local, nem há uma taxa ou controle sobre o enterro dos corpos.

O cemitério está lotado quase não há mais espaço para caminhar entre os túmulos. A Prefeitura de Santa Inês informou que já existe uma área de cinco hectares fora da cidade para um novo cemitério.