quarta-feira, 20 de maio de 2015

20/05/2015 07h47 - Atualizado em 20/05/2015 07h47

Em PE, coveiro atrasa e família cava sepultura para enterrar parente

Família de Maria Ana de Azevedo, 70 anos, esperou 1h30 por coveiro.
Caso aconteceu no domingo (17), em área rural do município de Goiana.

Do G1 PE
Família resolveu não esperar por coveiro e preparou a cova de Maria Ana de Azevedo (Foto: Severino José  / Acervo Pessoal)Depois de uma hora e meia, família resolveu não
esperar mais por coveiro e preparou por conta
própria a sepultura de Maria Ana de Azevedo
(Foto: Severino José / Acervo Pessoal)
A falta de coveiro em um cemitério de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, fez filhos e genros de uma senhora de 70 anos terem que cavar a sepultura e realizar todo o enterro da parente, no último domingo (17). O caso aconteceu no Engenho Ubu, área rural do município, e a prefeitura da cidade justifica a ausência do profissional por conta de um carro que teria quebrado.
A dona de casa Maria Ana de Azevedo morreu de pneumonia, no último sábado (16), no Hospital Belarmino Correia, em Goiana. De acordo com parentes, no mesmo dia a prefeitura foi comunicada para cuidar de todo o procedimento fúnebre, que iria começar a partir das 14h do domingo. Após esperarem por mais de uma hora e meia pelos servidores, parentes e amigos decidiram cavar a cova que iria receber o caixão.
De acordo com Severino José da Silva, genro de Maria Ana, a comunidade se mobilizou em busca de pás e enxadas, para dar continuidade ao funeral. “Já é um momento de sofrimento, e a gente ainda tem que ficar se preocupando com essas coisas que seriam a obrigação do governo”, criticou. Cerca de cinco homens participaram do trabalho manual, que foi concluído em aproximadamente uma hora.
Por volta das 16h, os coveiros chegaram ao cemitério, justificando o atraso por falta de carro na prefeitura, de acordo com os parentes de Maria Ana de Azevedo. “Quando eles chegaram, estava no final. Dissemos que a gente não precisava mais deles, que eles podiam ir embora”, contou Severino José. A família também reclama das péssimas condições do cemitério do Engenho Ubu, com mato muito crescido e covas quebradas.
Em nota, a Prefeitura de Goiana informou que enviou uma equipe para o procedimento no cemitério da comunidade, “no entanto, devido à grande distância entre as localidades e um problema ocorrido com o carro da equipe no percurso, que teve que ser reparado imediatamente, houve atraso na chegada ao Engenho”. De acordo com a prefeitura, a comunidade fica a 30 km de distância do distrito mais próximo.
Cinco homens se revezaram por uma hora para que enterro fosse feito (Foto: Severino José  / Acervo Pessoal)Cinco homens se revezaram por uma hora para que enterro fosse feito (Foto: Severino José / Acervo Pessoal)