segunda-feira, 22 de novembro de 2010

As bizarras lápides do cemitério Khalid Nabi

O cemitério Khalid Nabi, localizado no norte do Irã, visto de longe parece um cemitério antigo comum. Mas ele está se tornando uma atração turística. Por que? Suas lápides são esculpidas em forma de órgãos sexuais.
Pesquisadores dizem que o cemitério tem, pelo menos, 1400 anos de idade e é o local do descanso final de cerca de 600 pessoas. A mais conhecida delas é o profeta Khalid Nabi, que nasceu 40 anos antes de Muhhamad. Se o cemitério fosse normal, as pessoas iriam visitá-lo para ver a tumba de Khalid, mas elas vão para lá para ver as lápides em forma de seios e de pênis.
Ninguém sabe, exatamente, qual é a idéia por trás do simbolismo de ser enterrado com uma lápide em forma de pênis (em média, com 1,80 metros de altura) ou de lápides menores que lembram os seios de uma mulher, mas só o fato de existir um cemitério como esse no Irã é estranho o suficiente. Alguns historiadores dizem que a religião da época da Índia e da Ásia Central, que cultuavam o formato fálico, poderiam ter influenciado a “arquitetura” do cemitério. No entanto, os visitantes não se importam com isso e vão para lá apenas para dar risada das pedras.