segunda-feira, 19 de março de 2012

Câmeras vão tentar evitar roubos em cemitérios

Medida da Secretaria de Segurança Urbana

Cemitérios de São Paulo serão vigiados por câmeras
 
 
Cemitérios de São Paulo serão vigiados por câmeras
Cinco dos 22 cemitérios de São Paulo vão receber dentro de três meses 15 câmeras para auxiliar no monitoramento e no controle de furtos e vandalismo.
A medida faz parte de um pacote de ações que já vem sendo adotadas pela Prefeitura e que, segundo o Serviço Funerário Municipal, reduziu nos últimos dois anos em 36% o número de ocorrências nesses locais. A vigilância dos 22 cemitérios municipais é feita pela GCM (Guarda Civil Metropolitana). O trabalho de segurança em cemitérios resultou em 15 flagrantes no ano passado e na prisão, há 25 dias, de uma quadrilha especializada em roubo de bronze que atuava no Cemitério da Lapa.
“Estamos atuando fortemente na segurança dos cemitérios e agora, com as câmeras, o trabalho será ainda mais intensificado”, disse o secretário municipal de Segurança Urbana, Edson Ortega.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, o serviço de monitoramento com câmeras será realizado nos cemitérios da Consolação, São Paulo, Vila Mariana, Quarta Parada e do Araçá, os campeões em casos de furtos. O sistema contemplará o uso de um programa de computador inteligente para detecção automática de ações relacionadas à segurança ou desordem urbana no raio de abrangência das câmeras, aumentando sua eficácia de ação.
O monitoramento das imagens e atendimento de ocorrências será realizado pela Central de Telecomunicações e Videomonitoramento da GCM. As imagens serão compartilhadas com a central da Polícia Militar da capital.
Além dos casos de furtos, serão combatidos frequentes atos de vandalismo e a utilização inadequada desses cemitérios. Segundo o superintendente do Serviço Funerário, Roberto Tamura , a fiscalização já tem impedido casos de prostituição e tráfico de drogas que aconteciam em alguns desses locais. “No Cemitério Nova Cachoeirinha travestis utilizavam os túmulos para fazer programa”, disse. “No Lageado, moradores de rua dormiam dentro das gavetas dos túmulos.”
Uma das motivações para o monitoramento por câmeras foi o ofício enviado pela vereadora Edir Salles (PSD) ao prefeito Gilberto Kassab (PSD) e à Secretária de Segurança Urbana em que pedia maior segurança nos cemitérios da Consolação, Araçá, Quarta Parada e Vila Mariana. A vereadora disse ter recebido várias reclamações de familiares dos sepultados relatando furtos e vandalismo.
Entre as ações criminosas mais graves, segundo a vereadora, estão os constantes furtos de materiais de bronze. “São vasos, placas e até portões roubados dos túmulos causando danos irreparáveis aos familiares dos sepultados", disse ela, em ofício endereçado ao secretário de Segurança Urbana.
Cemitério da Consolação abriga 300 obras de arte
Inaugurado em 1858 e com mais de 300 esculturas de artistas famosos, o Cemitério da Consolação, na região central, receberá duas câmeras para proteger o patrimônio espalhado por seus túmulos.
O Cemitério da Consolação foi a primeira necrópole construída na cidade de São Paulo.
Num ambiente arborizado e tranquilo em meio à agitada rua de mesmo nome, o cemitério abriga sepulturas de personagens da história paulista como Monteiro Lobato, Tarsila do Amaral, Ramos de Azevedo e Mario de Andrade. Além do imponente mausoléu da família Matarazzo, maior da América do Sul e cuja altura equivale a um prédio de três andares.
O cemitério recebe visitas monitoradas para quem quer conhecer seu acervo artístico. O agendamento é pelo fone 3256-5919.