quarta-feira, 21 de março de 2012

Família de morto em acidente quebra caixão para ver corpo


Batida entre carreta e ônibus causou a morte de 15, na Região Central

G1
Os parentes de um dos trabalhadores mortos em um acidente na Região Central de Minas Gerais, em que outras 14 pessoas também morreram, quebraram o caixão que levava o corpo para tentarem identificar o homem, nesta segunda-feira (19), em Santana do Paraíso, na Região do Vale do Aço. As famílias de algumas das vítimas reclamaram do procedimento de reconhecimento dos corpos, que não teria sido feito por eles e sim por colegas que trabalham na mesma empresa. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a batida envolvendo um ônibus com 43 trabalhadores e uma carreta aconteceu neste sábado (17), entre Curvelo e Felixlândia.

Apesar do incidente, o enterro prosseguiu normalmente. A família do homem informou que pretende entrar com um pedido na Justiça para exumação do corpo.

Neste domingo (18), também houve confusão durante o velório do trabalhador. Os parentes dele pediram a abertura do caixão, mas foram impedidos. Eles questionavam o fato de a funerária não ter apresentado a certidão de óbito. O carro que transportava o caixão só pode sair após a chegada da Polícia Militar (PM). A família de outra vítima do acidente também pediu para ver o corpo e foram capazes de reconhecê-lo.

A Conenge, empresa de montagem e manutenção industrial em que as vítimas trabalhavam, informou que o reconhecimento dos corpos foi realizado por médicos legistas e não por funcionários da empresas. No caso das vítimas sem documentos, o processo foi feito por meio da impressão digital.

Depoimento
O motorista do ônibus vai ser ouvido assim que receber alta do Hospital Imaculada Conceição, em Curvelo, na Região Central de Minas Gerais. O delegado que cuida do caso, André Pelli, disse que a suspeita é que o motorista tenha feito uma ultrapassagem irregular. “O local onde o ônibus estava parado, em cima de uma faixa contínua, já é um indicador. A suspeita principal foi imprudência de realizar a ultrapassagem ali. Vamos esperar a alta para conversar com ele”, disse. O motorista está internado em estado de choque com uma fratura no cotovelo e escoriações. Duas pessoas continuam internadas em estado grave e correm risco de morrer.

Acidente
De acordo com a Polícia Militar (PM), uma carreta larga, acompanhada de batedores, seguia no sentido Brasília, quando o ônibus, que ia no sentido contrário fez uma ultrapassagem. O motorista de um dos batedores disse à polícia que alertou pelos faróis, mas o ônibus não teve como parar e esbarrou em uma das pontas da carreta, tombando.

Os 43 ocupantes do veículo trabalhavam na empresa Conenge, sediada em Ipatinga, no Vale do Aço. O gerente administrativo da empresa, Lindolfo Viana, disse ao G1 que os trabalhadores retornavam para a cidade, após prestarem serviço durante a semana em uma obra em Paracatu, no Noroeste de Minas. Viana também informou que a empresa decretou luto.