sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Beleza arquitetônica e muita arte fazem do cemitério de Zagreb uma atração turística

Beleza arquitetônica e muita arte fazem do cemitério de Zagreb uma atração turística Divulgação/Secretaria de Turismo Croácia

O local tem alamedas com frondosas árvores, arcadas e pavilhões com cúpulas renascentistas.


Tudo começou com Miroslav Mirogojski — daí o nome Mirogoj — antigo proprietário desta área que já havia sido uma pequena floresta e vinhedos. Em 1872 a cidade de Zagreb comprou toda a propriedade e ali fundou o primeiro cemitério ecumênico onde católicos, judeus, ortodoxos e protestantes poderiam ser enterrados lado a lado. E mais: o cemitério ganhou alamedas com frondosas árvores, arcadas, pavilhões com cúpulas renascentistas e muitos escultores emprestaram seu talento para decorar túmulos, especialmente de figuras públicas, políticos (inclusive o primeiro presidente da Croácia independente, Franjo Trudman, num grande mausoléu) artistas, músicos, e heróis nacionais mortos nas guerras que ali estão sepultados, fazendo de Mirogoji uma galeria de arte e um exemplo de arquitetura e paisagismo.

 
Segway é uma maneira divertida de chagr ao local
O local é considerado um dos mais belos cemitérios da Europa, consta dos guias de turismo da capital croata e vale a pena ser visitado. Para chegar lá: caminhada ( cerca de meia hora do centro), considerando que há ladeiras, táxi ( 10 minutos), ônibus ou, de um jeito divertido, de Segway.