segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Os mais visitados na Capital

Nos cemitérios municipais de Curitiba — Água Verde, Santa Cândida, Boqueirão e São Francisco de Paula — existem 45 mil sepulturas.  Tradicionalmente, os túmulos mais visitados são os de Maria Bueno (Cemitério Municipal) e Maria Polenta (Água Verde), a quem os fiéis atribuem milagres. No Cemitério Municipal Água Verde estão sepultados o artista Poty Lazzarotto e o escritor Paulo Leminski.
Neste ano, outros jazigos também devem ser mais procurados pelos visitantes dispostos a prestar homenagens. É o caso do túmulo de Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, que faleceu no começo do ano vítima do terremoto do Haiti.
Outra sepultura que deve chamar a atenção neste ano, no Cemitério Água Verde, é do padre José Calvi, sacerdote Oblato de São José, morreu com fama de Santidade. Calvi veio da Itália em 1926, trabalhou em Paranaguá, Curitiba e no sanatório da Lapa. Ele está em processo de canonização desde 2007.
O padre faleceu em setembro de 1943, mas sua fama de santo ficou depois de se dedicar no tratamento de doentes no sanatória da Lapa. Ele mesmo adoeceu logo que chegou ao Brasil e ficou internado na Lapa por algum tempo antes de começar a se dedicar aos enfermos.
O seu túmulo, no cemitério de Água Verde, é objeto constante de visitas por parte de quem o conheceu, de quem dele ouviu falar, para invocá-lo, para acender velas, para pedir graças. Em 2005, a publicação no Brasil do livro Padre José Calvi, um apóstolo entre os tuberculosos, do padre José Antônio Bertolin, reavivou o interesse por ele.

Em 2007, o Arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti, promulgou o decreto de abertura do processo diocesano para a causa de canonização do padre José Calvi.
Comércio — Foram abertas 86 vagas para o comércio de velas, flores artificiais e alimentos nos cemitérios municipais. No Cemitério Municipal do Santa Cândida serão 38 vagas, no Cemitério Municipal do Boqueirão outras 30 vagas, sendo duas aos produtos cadastrados, e no Cemitério Água Verde, mais 18 vagas, sendo seis reservadas aos produtos cadastrados.
Conforme regulamento, é proibida a venda de espetinhos, água mineral, bebidas alcoólicas e flores naturais nos cemitérios. Esse último porque já existem os produtores cadastrados que são fixos nos locais.

Finados levará quase 500 mil pessoas aos cemitérios

Movimento na Grande Curitiba é grande desde o sábado. Missas e procissões estão programados para hoje e amanhã.
 
O feriado de Finados na Capital e municípios vizinhos deve levar quase 500 mil pessoas aos cemitérios públicos e particulares da região. Desde o último sábado, milhares de pessoas já anteciparam a pasasagem pelos cemitérios prestando as homenagens aos parentes falecidos e, com isso, ganhar tempo para aproveitar o resto do feriado. O movimento segue hoje e amanhã,  com missas e procissões programadas.
A estimativa da Prefeitura de Curitiba é de que cerca de 100 mil pessoas visitem os quatro cemitérios municipais de sábado até amanhã. O Sindicato dos Cemitérios do Paraná (Sincepar) prevê mais de de 300 mil pessoas nos nove cemitérios particulares da Região Metropolitana de Curitiba ligados ao sindicato. Outras 100 mil pessoas devem visitar os cemitérios públicos dos demais municípios. Essa quantidade de pessoas equivale a uma cidade do porte de Londrina, a segunda em população no Estado.
Tamanho movimento exige engenharia e planejamento das autoridades. na Capital, a Urbs programou linhas e ônibus extras para atender a população. Os principais cemitérios de Curitiba terão circulação de ônibus e fiscalização da Diretran durante a terça-feira.
Em São José dos Pinhais, o cemitério Parque Senhor do Bonfim é um dos que mais recebe visitantes no Finados. São esperados mais de 80 mil nos dias de feriado. Por causa disso, a Concessionária Ecovia prepara uma operação especial amanhã, já que o acesso ao cemitério é feito pela BR-277.

O motorista deve ter atenção redobrada ao se aproximar do km 71 da BR-277 no sentido das praias. A partir deste quilômetro, o motorista encontrará a sinalização extra montada com placas, cones e auxílio de funcionários da Ecovia e policiais rodoviários no sentido litoral.
Ao se aproximar do Viaduto da Rui Barbosa (km 74), o motorista que seguir para o cemitério deve ficar na faixa à direita, conforme solicita a sinalização. Àqueles que se dirigirem ao litoral devem ficar na faixa à esquerda. Esse esquema deve ocorrer por um percurso de três quilômetros entre 7h30 e 18 horas.

Missas — Todos so cemitérios têm programação de missas ao longo da terça-feira. Mas um dos destaques na Grande Curitiba será a missa no Cemitério de Nossa Senhora do Rosário, em Colombo, a partir das 19h30 de hoje. Neste horário acontece a Missa e Celebração da Luz. Durante a celebração será realizada uma procissão luminosa dentro do Cemitério, onde as pessoas caminham com velas acessas.
Municipais — Nos cemitérios municipais de Curitiba — Água Verde, Santa Cândida, Boqueirão e São Francisco de Paula — existem 45 mil sepulturas.  Tradicionalmente, os túmulos mais visitados são os de Maria Bueno (Cemitério Municipal) e Maria Polenta (Água Verde), a quem os fiéis atribuem milagres. No Cemitério Municipal Água Verde estão sepultados o artista Poty Lazzarotto, o escritor Paulo Leminski e Zilda Arns, que faleceu no começo do ano vítima do terremoto do Haiti.