quinta-feira, 22 de março de 2012

Galindo "privatiza" serviços de cemitérios em Cuiabá

 

Prefeito já fez a licitação e contratou 3 funerárias para administrarem os locais

Divulgação
Clique para ampliar
Segundo site MidiaJur, prefeito Galindo fez concessão de serviços de cemitérios
FLÁVIA BORGES
DO MIDIAJUR
Três cemitérios municipais da Capital passaram por processo de concessão, recentemente, autorizado pelo prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), sem que qualquer segmento da sociedade fosse consultado. A informação é do ex-vereador Leonoardo Oliveira (PSDB).

O processo de concessão só foi descoberto porque Leonardo Oliveira, diretor de Serviços Urbanos da Secretaria de Infraestrutura de Cuiabá, tentou se defender das denúncias que culminaram na abertura de um inquérito civil, instaurado pelo Ministério Público Estadual, para apurar eventuais atos de improbidade administrativa contra servidores da Central Funerária, órgão ligado à pasta.

Ele explicou que cada uma das três empresas vencedoras, as funerárias Dom Bosco, Santa Rita, Santa Terezinha, ficará responsável por um cemitério em Cuiabá.

Embora continuem sendo públicos, os cemitérios da Piedade, do Porto e do Coxipó passam a ser administrados pelas funerárias, que deverão cuidar da limpeza e manutenção dos locais.

“Nem eu, nem o secretário Lécio Víctor Monteiro da Silva Costa temos conhecimento sobre isso. Soube por meio da imprensa, porque aqui não chegou nada”, afirmou Oliveira.

A investigação foi aberta, de acordo com a portaria nº 02/2012, conforme divulgou com exclusividade o MidiaJur ( Veja AQUI).

Segundo o ex-verador, a licitação para a contratação das empresas responsáveis pelos serviços funerários na Capital já foi concluída. “Me parece que o contrato já foi até assinado”, disse.

Sem respostas ou valores

O secretário de Comunicação da Capital, Carlos Brito, e o adjunto Alexandre Frigieri não souberam informar o valor das licitações.

Frigieri afirmou que as informações poderiam ser obtidas junto às empresas vencedoras do certame - e se recusou a passar os valores que serão pagos pela Prefeitura de Cuiabá.

Ambos negam que houve a "privatização" dos três cemitérios. Segundo eles, o que foi licitado foi o direito de realizar a manutenção dos locais, nas áreas de limpeza e conservação.

A agência funerária atua no sentido de fornecer os serviços gratuitos à população carente, que não tem condição de custear as despesas com velório e aquisição de jazigos em cemitérios. O órgão também é responsável pela gestão dos cemitérios municipais.

O promotor de Justiça Célio Fúrio destacou a importância da realização de um minucioso levantamento, visando a identificar todos os procedimentos em curso nas Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público que tenham o mesmo objeto de apuração.

Na Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Domingos Sávio (PMDB) apresentou um requerimento pedindo informações ao prefeito sobre os termos da licitação que está sendo investigada pelo MPE.