quarta-feira, 26 de setembro de 2012

RN ganha rede social para mortos

Ideia surgiu de três amigos em Caraúbas, numa conversa de mesa de bar.
Página contacom mais de 100 usuários e será lançada no Dia de Finados.

Uma plataforma digital, criada por três amigos na cidade de Caraúbas, na região do médio Oeste do Rio Grande do Norte, está utilizando uma plataforma para a construção de perfis de pessoas que já morreram. “É uma rede social pioneira em nosso estado”, afirma Antônio Farias, um dos idealizadores do site www.iheaven.me (eu no céu), que já conta com mais de 100 usuários cadastrados e dezenas de perfis criados.
A ideia surgiu durante um bate-papo descontraído numa mesa de bar, onde estavam o advogado Canindé de Freitas, o cientista da computação Luiz Júnior e o próprio Antônio Farias, que também é formado em ciência da computação. Os três amigos pretendem fazer o lançamento oficial da página numa data que não poderia ser mais sugestiva: “Dia 2 de novembro, Dia de Finados”, disse Canindé. “O cadastro dos perfis é inteiramente gratuito, basta acessar e se cadastrar”, complementou.

Homem viola túmulos no interior do RN para furtar objetos dos mortos

Fato aconteceu na madrugada desta segunda (17), na cidade de Baraúna.
De acordo com o delegado, pelo menos 30 túmulos foram danificados.

 

Túmulos foram violados durante a madrugada (Foto: Daniel  Jacinto/Cedida)Túmulos foram violados durante a madrugada (Foto: Daniel Jacinto/Cedida)
Os moradores da cidade de Baraúna, município localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, acordaram assustados na manhã desta segunda-feira (17). Segundo o delegado Márcio Lemos, um vândalo ainda não identificado violou vários túmulos do cemitério público da cidade em busca de objetos que foram enterrados juntamente com os mortos, como relógios, pulseiras, cordões e até dentes de ouro.
Pelo menos 30 túmulos foram danificados. "Em uma das covas, o caixão chegou a ser retirado. É de uma pessoa que foi enterrada há mais de um ano", acrescentou o delegado.
O vândalo usou as pás e as picaretas do próprio cemitério para destruir o que encontraram pela frente. A depredação resultou em várias cruzes de granito e de mármore quebradas, imagens de santo destruídas e vidros estilhaçados.
A polícia foi chamada para isolar a área e iniciar as primeiras investigações. O alvo dos criminosos foram, principalmente, os crucifixos de bronze. Doze cruzes foram encontradas dentro de um balde, deixado para trás.
Em contato com o G1, Márcio Lemos contou que o coveiro recebeu uma ligação durante a madruga, onde lhe disseram que estavam quebrando os túmulos do cemitério. O coveiro correu ao seu local de trabalho e ainda chegou a ver o suspeito. "Ele disse que era um homem moreno, de cavanhaque, mas que não deu para identificar", disse o delegado.

Greve dos coveiros de Natal faz famílias enterrarem seus mortos

Zeladores dos cemitérios públicos estão há 6 meses sem receber salários.

Os coveiros do Município de Natal entraram em greve depois de várias paralisações de advertência. De acordo com a categoria, no próximo dia 5 de outubro completam seis meses de atraso nos salários dos terceirizados da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Com isso, o serviço de enterrar os mortos ficou por conta das próprias famílias.
O Cemitério Público Bom Pastor I, por exemplo, foi fechado nesta terça (25) pelos coveiros. François Roque, que trabalha no local, contou que não há condições de continuar o serviço, porque o atraso se estende por muito tempo. "A gente tá sem dar de comer aos nossos filhos. Os cartões estão atrasados", reclamou o coveiro.
 
No Cemitério Público Bom Pastor II, a Inter TV Cabugi encontrou zeladores contratados pelas famílias para trabalhar. De acordo com o administrados do cemitério, Reginaldo Dantas, são as próprias famílias, também, as responsáveis por enterrar seus parentes.
A situação é problemática para 132 funcionários de uma empresa terceirizada que prestam serviços à Semsur. Todos, segundo apurou a reportagem, teriam sido demitidos no mês de maio passado. E até então, não teriam recebido os direitos relativos à rescisão contratual.
Coveiros em greve em Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
 
Coveiros estão em greve em Natal
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Wilson Costa, presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza do Rio Grande do Norte (Sindlimp), representante dos zeladores e coveiros de Natal, afirmou que entrou com uma ação solicitando o bloqueio das faturas que a Prefeitura tem a acertar com a empresa. Wilson Costa disse que na última sexta-feira (21) foram repassados R$ 400 mil à terceirizada, que pagou apenas parte dos funcionários com o dinheiro.
Já a Semsur, afirmou que os R$ 400 mil serão repassados para a empresa até o fim desta semana, e que a dívida será quitada. Sobre a rescisão contratual dos ex-funcionários, a Secretaria anunciou que só se pronunciará depois de uma audiência de conciliação marcada com a Prefeitura e o Sindlimp no próximo dia 5 de outubro, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Administradores do cemitério do Caju são presos em operação contra crimes ambientais

Segundo a polícia, crematório e ossário funcionavam sem licença ambiental


A operação da Secretaria de Segurança Pública no cemitério do Caju, na zona portuária do Rio, terminou com dois administradores do estabelecimento presos na tarde desta terça-feira (25). Lá, os agentes da DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente) constataram irregularidades no crematório e no ossário. 

Durante ação, os administradores não apresentaram as licenças ambientais para o funcionamento dos locais. Além disso, eles não souberam explicar outros problemas encontrados no cemitério, como despejo de ossada de forma ilegal em dois terrenos aos fundos do cemitério, armazenamento irregular no ossário com indícios de produção de necrochorume (substância tóxica poluente) e indícios de exumação de corpos.
Além da DPMA, a operação conta com o apoio de policiais do Batalhão Florestal da PM, da Delegacia do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal e CICCA (Coordenadoria de Combate aos Crimes Ambientais).
A Santa Casa da Misericórdia informou por meio de nota que está providenciando toda a documentação necessária para a retomada das atividades normais do Crematório do Caju. A entidade acrescenta que possui alvará de funcionamento para o Crematório, certificando que a unidade está em condições adequadas para realização das incinerações.
No local, são incineradas as arcadas ósseas provenientes de todos os 13 cemitérios administrados pela instituição. Mensalmente, a Santa Casa realiza cerca de 250 cremações de corpos, independentemente da incineração de restos mortais, feitas nos casos em que a ossada não é procurada pela família após o prazo da exumação.
No primeiro semestre deste ano, a instituição filantrópica realizou obras de expansão para aumentar o número de capelas velatórias e fornos crematórios.
Quatro presos na Baixada Fluminense
A ação desta terça-feira, que ganhou o nome de Dignidade 2, é um desdobramento de um trabalho iniciado em julho passado, que resultou na prisão de quatro suspeitos em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Na primeira fase da operação, os agentes fizeram varreduras em três cemitérios de Duque de Caxias.
Os agentes encontraram o despejo de ossadas de forma ilegal a céu aberto, o suposto desaparecimento do corpo de uma criança, falta de licença ambiental, falta de alvará, irregularidade na lavagem dos corpos, além do mau cheiro produzido pelos corpos lançados diretamente no lençol freático.
 Assista ao vídeo: