terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Para coibir onda de furto, cemitérios de Londrina vão ganhar iluminação


Os cemitérios de Londrina vêm sendo alvo de uma onda de furtos. Em dois meses, a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) recebeu 12 notificações de objetos que sumiram dos espaços. Os registros se somam aos boletins de ocorrência registrados diretamente nas forças policiais.
Para tentar minimizar a ação de criminosos, os cinco cemitérios da área urbana - Padre Anchieta, João XXIII, São Pedro, São Paulo e Jardim da Saudade - vão receber postes, dentro do projeto de melhoria da iluminação pública, a cargo da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação.
De acordo com o gestor da pasta, Bruno Morikawa, as fontes de luz serão adquiridas por um processo licitatório, que se encontra em andamento. O secretário acredita que até o final do primeiro semestre de 2012, os primeiros postes possam ser instalados.
Divulgação / Acesf
Para coibir onda de furto, cemitérios vão ganhar iluminação - Acesf
Um furto no final de janeiro causou R$ 5 mil em prejuízos
no Cemitério Jardim da Saudade
A superintendente da Acesf, Luciana Viçoso, acredita que a ação vá diminuir os casos de furtos. "Nós recebemos essa notícia com muita alegria. Nenhum cemitério em Londrina tem iluminação pública. Nós acreditamos que vá melhorar muito a questão dos roubos e furtos que estão acontecendo. Um local que não é iluminado favorece a ação de bandidos", comentou.
Os cemitérios também vão receber câmeras de segurança. Além das melhorias de infraestrutura e segurança, Luciana não descarta a ação das forças policiais de Londrina.
"Nós já procuramos a Polícia Civil, a Polícia Militar, além da Guarda Municipal, que já vem atuando. Inclusive nesta segunda-feira (27) fez uma ação no Cemitério São Pedro e no Padre Anchieta. Como a Polícia Civil já tem um grande tradição na investigação, nós pedimos apoio. Porque quem rouba, precisa achar um espaço para vender. O delegado da 10ª Subdivisão Policial ficou de tomar providências e encaminhar para os setores responsáveis", disse.
De acordo com a superintendente, a maior parte dos ladrões é usuário de drogas que furta, principalmente, objetos de cobre.