quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Instituição financeira leiloa gavetas para sepultamento, veículos e terrenos no Paraná

A Fomento Paraná promove no dia 7 de novembro um leilão presencial em que ofertará itens que vão desde veículos a gavetas para sepultamento. Segundo a Fomento, instituição financeira do governo do Paraná, os bens são decorrentes de procedimento de cobrança administrativa ou judicial.

Entre os bens disponíveis estão dez gavetas para sepultamento (lóculos) em Curitiba do Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, um terreno urbano de 3.128 metros quadrados em Ponta Grossa, e lotes rurais em São Jorge do Patrocínio, no Noroeste paranaense.

Há ainda um VW Parati-1986 e um GM/Opala Comodoro SL/E 3.1-1987/1988, além de um caminhão trator Volvo (NL10 340 4X2).
Publicidade
Error setting up player:
Invalid license key
É possível consultar os detalhes de cada item aqui. Interessados podem ainda visitar e vistoriar os lotes até 24 horas antes da realização do certame. O agendamento pode ser feito pelo número (41) 3235-7632.

O leilão será presencial, pelo maior lance de cada lote, e irá ocorrer a partir das 14h30 do dia 7 de novembro, na sede da Fomento (Rua Vicente Machado, 445, 17º andar, Centro, Curitiba). O pagamento pelos lotes arrematados deverá ser feito à vista, em até 48 horas após a arrematação, por meio de boleto bancário, segundo a instituição.

Com nova sede em construção, IML acumula cadáveres em gavetas

acumula cadáveres em gavetas

  • Por Felippe Aníbal - Gazeta do Povo
Nova sede do IML deve ser entregue para o governo ainda em outubro. Foto: Jonathan Campos.
Nova sede do IML deve ser entregue para o governo ainda em outubro. Foto: Jonathan Campos.
O Instituto Médico-Legal (IML) voltou a enfrentar um problema que tem sido recorrente ao longo dos últimos anos: o acúmulo de cadáveres nas gavetas e câmaras frias da unidade. Enquanto isso, as obras da nova sede da Polícia Científica – a quem o IML está vinculado – estão atrasadas em três anos , mas agora entraram em fase final. A expectativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) é de que o prédio seja inaugurado ainda em 2017. As obras foram iniciadas em 2013.

Atualmente, 109 corpos são mantidos no IML de Curitiba. Destes, 69 estão em gavetas individuais. O restante foi empilhado em uma câmara fria. A maioria – cerca de 80 – diz respeito a cadáveres que não foram identificados ou reclamados por familiares. Por isso, a Justiça precisa autorizar as inumações – o sepultamento como indigentes.

O problema veio à tona na última semana, depois que o deputado estadual Rubens Recalcatti (PSD) visitou a Polícia Científica e constatou a “superlotação” de cadáveres nas dependências do IML. “É um absurdo, um horror. Na câmara fria, tem dezenas de cadáveres ensacados, empilhados. Tem cadáver que está ali desde 2014”, disse o deputado, que é delegado da Polícia Civil.

O acúmulo de corpos provocou a reação do Sindicato dos Peritos Oficiais do Paraná (Sinpoapar), que apontou que o problema pode causar impacto à saúde dos servidores que trabalham diretamente no IML. “Sem dúvida que ficamos preocupados. A situação causa uma exposição desnecessária dos servidores aos cadáveres que não foram sepultados”, disse o presidente do sindicato, Alexandre Brondani.

Para o sindicato e para o deputado, o problema precisa ser solucionado antes da mudança do IML – que hoje fica no Centro de Curitiba – para a nova sede. “É um assunto que tem que ser resolvido já”, disse Brondani. “Vai ser impossível transferir esses corpos para lá [para a nova sede]”, apontou Recalcatti.

A nova sede

O novo prédio da Polícia Científica fica localizado à Rua Paulo Turkiewicz, no Tarumã. Com a obra encontra-se em estágio bastante avançado, a expectativa da Sesp é de que o imóvel seja entregue pela construtora já no fim de outubro. Depois disso, a secretaria deve equipar o prédio, com os móveis e aparelhos dos laboratórios do IML e do Instituto de Criminalística. O novo espaço é cerca de três vezes maior que a sede atual da Polícia Científica.

Apesar disso, um aspecto ainda salta aos olhos: a Rua Paulo Turkiewicz ainda não é pavimentada. Em 18 de outubro, Recalcatti solicitou à prefeitura de Curitiba que inclua a via no programa de pavimentação da cidade, em razão de a nova sede do IML se localizar naquela rua.

Sobre os cadáveres

Por meio de nota, a Sesp informou que “a permanência de corpos no Instituto Médico Legal (IML) é decorrente da espera de decisões judiciais que autorizem o sepultamento daqueles não reclamados.
Cabe ao IML o trabalho de necropsia dos corpos, o que vem acontecendo de forma normal, sem qualquer prejuízo ou atraso”