quarta-feira, 18 de março de 2015

Curitiba irá construir novo cemitério após 58 anos

Curitiba irá construir novo cemitério após 58 anos


A Prefeitura de Curitiba recebeu nesta terça-feira (17) o registro de imóvel que legaliza a doação de uma área de 44,5 mil metros quadrados, no bairro do Umbará, para a construção de um novo cemitério na região sul da cidade. Curitiba não tem um cemitério municipal novo desde 1957, quando foi inaugurado o do Santa Cândida.

A doação concretiza um convênio realizado em 1992 entre a Associação Beneficente Parque São Pedro e o Município, regularizado apenas em 2015 após um trabalho conjunto dos técnicos das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Urbanismo, Finanças e Procuradoria Geral do Município.

Antiga reivindicação da população, o novo cemitério contará com portal, capelas mortuárias, administração e banheiros e deverá ser entregue no fim de 2016.

A nova área tem 44,5 mil metros quadrados e está dentro de outro cemitério, o Parque São Pedro, em uma área total de 123 mil metros quadrados. A parte nova, da Prefeitura, terá capacidade para abrigar 6 mil túmulos.

Jaelson Lucas/SMCS
Jaelson Lucas/SMCS


O convênio com o cemitério particular, através da doação do terreno, é uma contrapartida de obras que Prefeitura realizou no local. Toda a estrutura atual será usada também pelos usuários beneficiados pelo programa municipal.

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos e Serviços Funerários do Estado do Paraná, Gelcio Miguel SChibelbein, diz que essa construção é uma importante parceria do setor público com o privado. "É uma união para atender a população mais carente. Por esse motivo essa é uma parceria forte e Curitiba inova com esse convênio", disse.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima, conta que a construção do cemitério era um pedido recorrente em todas as consultas públicas realizadas até agora. "Com esse novo espaço, a região Sul ganhará a mesma estrutura de serviços que já existe em outras regiões da cidade, e de que esta região estava carente", disse.

Dentro de 60 dias deve ser aberta a licitação para construção dos muros e do portal. Enquanto isso, o projeto arquitetônico da capela e do prédio administrativo será formulado, com obra a ser iniciada no começo de 2016 e terminada no mesmo ano.

Cemitérios

O Cemitério Municipal São Francisco de Paula é o mais antigo da cidade, fundado em 1854 completou 160 anos em novembro de 2014, contém aproximadamente 5,7 mil túmulos e 74,3 mil sepultados. O Cemitério do Água Verde, inaugurado em 1888, tem aproximadamente 12 mil túmulos e 96,2 mil sepultados. Criado em 1950, o Cemitério do Boqueirão conta com aproximadamente 6 mil túmulos e 40 mil sepultados. O Cemitério Santa Cândida, inaugurado em 1957, possui atualmente 8,6 mil túmulos e 105,8 mil sepultados.