segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Grande Florianópolis ganha novo cemitério-jardim

Localizado em Águas Mornas, o Cemitério Parque da Colina inaugura nesta semana, no Dia de Finados, 2 de novembro.


Divulgação - assessoria de imprensa
Grande Florianópolis ganha novo cemitério-jardim

O empreendimento tem 54.463 m² e contará com 5.000 jazigos. Com uma área de 10.632 m² de preservação permanente, o cemitério tem amplas alamedas e locais de meditação. Nessa quinta-feira haverá uma solenidade de benção, às 10h.
Florianópolis é a capital do Sul e Sudeste do Brasil que mais cresceu entre 2016 e 2017, com um aumento de 1,68%, enquanto que o Brasil cresceu 0,77%, segundo estimativa divulgada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no último dia 30. A região da Grande Florianópolis atrai pessoas em busca de melhor qualidade de vida, com seu IDH – Índice de Desenvolvimento Humano maior que as principais capitais do País. O resultado disso é uma população de 1.014.108 de habitantes, atualmente.
Se levarmos em consideração a calamidade em que se encontram os cemitérios públicos e a falta de vagas, assunto recorrente na mídia, percebemos um alarmante problema. Nenhum cemitério foi construído na Grande Florianópolis nos últimos 20 anos e os cemitérios públicos estão praticamente todos lotados. A inauguração doCemitério Parque da Colina de Águas Mornas vem em um momento propício, quando a situação se torna emergencial.
Além de proporcionar o contato direto com a natureza, o cemitério investe em tecnologia de ponta para a segurança e conforto dos clientes, com infraestrutura e serviços exclusivos para prestar auxílio personalizado às famílias enlutadas. Com capacidade para 5.000 jazigos, o Parque da Colina contará com capela ecumênica, salas de velório, funerária, floricultura, cafeteria, brinquedoteca, salas de descanso, salas High-Tech, apoio humanizado, estacionamento, carros elétricos para portadores de necessidades especiais e portaria 24 horas.
Localizado em Águas Mornas, com acesso pela BR-282, o Parque da Colina fica a menos de 30 minutos da Capital, podendo atender a população no entorno de até 50 km, ou seja, toda a Grande Florianópolis. A inauguração está prevista para este ano.

Cemitérios Municipais têm programação especial no Dia de Finados


30/10/2017 11:40:00


principal
Mais de 100 mil pessoas deverão participar das missas, solenidades religiosas e manifestações ecumênicas durante o feriado de Dia de Finados, na próxima quinta-feira (2/11). A expectativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que está concluindo nessa segunda-feira (30/10) as últimas manutenções os cincos cemitérios municipais da cidade.
No feriado, haverá programação nos cemitérios municipais São Francisco de Paula (no bairro São Francisco), Água Verde, Boqueirão e Santa Cândida, que terá horários especiais para visitação. Os portões principais dos cemitérios permanecerão abertos das 7h às 18h e os laterais, das 7h às 17h45h. Este será o mesmo hoário na véspera do feriado (01/11), quando também há um um aumento na movimentação de pessoas.
Servidores do Departamento de Serviços Especiais, responsável pelos cemitérios, estarão à disposição para o atendimento aos visitantes, que em sua maioria busca a localização de túmulos. A Prefeitura avisa que os serviços de velórios e sepultamentos permanecem normais.
Confira a programação*:
Cemitério Municipal São Francisco de Paula
10h - Santa Missa presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Francisco Cota
15h - Santa Missa presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Amilton Manuel, do Centro Pastoral Nossa Senhora da Luz dos Pinhais - Arquidiocese de Curitiba.
15h - Cerimônia de oração pelas famílias enlutadas, conduzida integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus.

Cemitério Municipal Água Verde
09h - Adoração ao Santíssimo Sacramento.
10h - Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo.
Período da manhã - Prece ecumênica da Igreja Ecumênica da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo.
15h - Cerimônia de oração pelas famílias enlutadas, pelos integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus.
Cemitério Municipal Boqueirão
09h - Santa Missa celebrada pelo Padre da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias.
12h - Santa Missa celebrada pelo Padre da Paróquia Nossa Senhora da Paz
15h - Santa Missa celebrada pelo Padre do Santuário Nossa Senhora do Carmo.
Período da manhã - Prece ecumênica da Igreja Ecumênica da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo.
15h - Cerimônia de oração pelas famílias enlutadas, pelos integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus.
9h às 12h - Distribuição de panfletos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja Mórmon).
Cemitério Municipal Santa Cândida
9h às 16h - Teatro e música com integrantes da 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular.
15h - Cerimônia de oração pelas famílias enlutadas, pelos integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus.
8h às 18h - Carrinhos com publicações bíblicas e distribuição de revistas dos Testemunhas de Jeová.
*Horários informados são de responsabilidade dos organizadores, pode haver alterações sem aviso prévio.