quarta-feira, 29 de maio de 2013

Localização de crematório na zona Leste de Joinville gera revolta

Empresa já tem licenças ambientais para iniciar a obra, mas moradores são contra construção entre as ruas Tuiuti e Santos Dumont

Localização de crematório na zona Leste de Joinville gera revolta  Diorgenes Pandini/Agencia RBS
Reunião ocorreu na sala vip da Câmara de VereadoresFoto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS
Schirlei Alves
Cerca de 30 pessoas, entre empresários e representantes de associações de moradores, reuniram-se nesta segunda-feira na Câmara de Vereadores para discutir a construção do crematório previsto para ocorrer em terreno perto do cruzamento entre as ruas Tuiuti e Santos Dumont, no bairro Aventureiro. 

Eles não querem impedir o empreendimento, mas não concordam com a localização escolhida, por ser área urbana. Todos querem que a construção ocorra às margens da rodovia.

Os argumentos reúnem-se em torno de questões psicológicas, pelo incômodo que a presença do crematório pode gerar entre os moradores e principalmente com relação ao trânsito. 

- O aeroporto, o shopping, as universidades e as empresas já demandam grande fluxo de veículos -, defendem os participantes. 

- Imagine se o cidadão está atrasado para pegar um voo e se depara com um cortejo fúnebre na avenida Santos Dumont? -, indagou o empresário Alberto Beier. 

Outra questão debatida pela mesa foi a falta de consulta pública para aprovação do projeto. 

Uma comissão entre os representantes foi estabelecida para tocar o assunto adiante. Nesta terça-feira haverá nova reunião no gabinete do vereador Maurício Soares (PMDB), às 15h30. Na reunião, será definida uma data para audiência com o prefeito e serão debatidos argumentos que possam embasar um pedido de defesa ao Ministério Público. 

Os participantes também se prontificaram em fazer um abaixo-assinado contra a construção do Crematório. Uma audiência pública na Câmara de Vereadores também deve ser providenciada o quanto antes, pois a empresa responsável pelo empreendimento já tem liberação ambiental para iniciar a obra.