sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Anúncio de venda de cadáveres pela Internet horroriza bispos




O professor de anatomia alemão, Gunther von Hagens, está a ser novamente alvo de críticas da Igreja Católica, por ter anunciado a venda na Internet de cadáveres “plastinados”, uma técnica de preservação que inventou.

Von Hagens anunciou a intenção num documento enviado a dadores de corpos, clientes, fornecedores e amigos interessados, revelando que vai colocar à venda as suas controversas “plastinações” na Internet, a partir de 2 ou 3 de Novembro.

Vários bispos católicos já manifestaram a sua opinião, dizendo-se “horrorizados” coma  notícia, exigindo a proibição do negócio. “Não se pode deixar de quebrar este tabu”, escreveram, em comunicado, os bispos Baden-Wuerttemberg, Ulrich Fischer, e o presidente da Conferência Episcopal Alemã e Arcebispo de Freiburgo, Robert Zollitsh.

“A Alemanha não se pode transformar gradualmente numa plataforma de venda de cadáveres de seres humanos”, advertiram.
Segundo a imprensa alemã, o preço de  um cadáver “plastinado” pode custa mais de 69 mil euros, um tronco cerca de 56 mil euros e uma cabeça 22 mil euros.
Os bispos ainda acusasm von Hagens de “profanar cadáveres só para dar espectáculo, sob manto de ensinar medicina”.
O professor tornou-se famoso graças à exposição ‘Body Worlds’, onde corpos humanos e de animais “plastinados” exibiam cenas da vida real, por exemplo, montar a cavalo.
Alguns artigos, partes de corpos humanos e animais, estão já disponíveis para compra on-line, mas apenas para cientistas e peritos médicos.