segunda-feira, 17 de junho de 2013

Omissão: cemitério de Rio Largo expõe caixões quebrados e ossadas pelo chão

Galaria de fotos mostra o situação lastimável em que se contra o Cemitério São Vicente de Paula: 'Os mortos pedem socorro", diz denúncia

Jessica Pacheco
 
 
Caixões jogados, ossadas expostas à céu aberto no Cemitério São Vicente, em Rio Largo
O descaso mora em Rio Largo, pelo menos é essa a sensação da população que vive no município. Como se problema pouco fosse bobagem, nem os mortos tem mais o direito ao descanso eterno e os vivos ficam sujeitos aos problemas de saúde já que o único cemitério público da cidade está totalmente abandonado  pelo poder público municipal.
Na manhã desta segunda-feira (17), o Portal Primeira Edição recebeu fotos da situação lastimável que se encontra o Cemitério São Vicente de Paula, localizado na Rua das Malhadas, no Alto de São Miguel, em Rio Largo.
As fotos mostram caixões fora das covas, jogados ao chão e abertos, expondo roupas e ossadas dos mortos. Além disso, o mato toma conta do local, cobrindo lápides e tumbas. O lixo também se acumula no dentro do cemitério, que agora, segundo a população, também está sendo usado por usuários de drogas e para o consumo de bebidas alcoólicas.
O denunciante registrou o descaso no local no último sábado (15) quando foi até o cemitério São Vicente enterrar uma parente.
“É um absurdo, os mortos aqui estão literalmente pedindo socorro”, disse, preferindo manter o  anonimato para evitar represálias. “É de doer o coração deixar uma pessoa que você gosta, ama, num lugar como esse, é um desrespeito”, lamentou.
Com a falta de manejo correto, o local é passível de contaminação por necrochorume —substância tóxica produzida pela decomposição dos corpos —, além dos diversos materiais que ‘vão junto’ com os corpos e os caixões, sendo grande o risco para o meio ambiente e para a saúde da população do entorno do cemitério, já que há grande risco do lençol freático ser atingido por tal substância.
Em contato com a Prefeitura de Rio Largo, a reportagem do Primeira Edição não conseguiu esclarecimento “com ninguém que tivesse responsabilidade sobre o assunto” e na Secretária Municipal de Saúde de Rio Largo o telefone ‘ainda não foi instalado esse ano’, informou uma funcionária da Prefeitura.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Moradores fazem novo protesto contra crematório em Joinville

Cerca de cem pessoas fecharam a avenida Santos Dumont. PM teve que intervir para liberar a pista

 

Carlos Junior/ND
Carlos Junior/ND
Manifestantes queimaram caixões e cavaletes na frente do terreno onde está sendo construído o crematório
A Polícia Militar precisou intervir na tarde de sexta-feira (14) durante o protesto dos moradores da região do bairro Aventureiro, na zona Norte de Joinville, contra a instalação de um crematório na esquina da avenida Santos Dumont e rua Tuiuti. O grupo, com cerca de cem pessoas, tentou bloquear o trânsito no cruzamento, mas após dez minutos de tráfego interrompido, os ânimos dos motoristas que tiveram que aguardar ficaram exaltados. Por pouco não houve brigas. Os policiais apaziguaram a tensão entre manifestantes e condutores e passou a controlar o fluxo, enquanto a população manteve o protesto no acostamento.

Mais uma vez, o grupo – responsável pelo primeiro protesto na sexta-feira passada – usou caixões, cartazes e cavaletes para chamar a atenção e fechar a pista. Nos instantes iniciais, alguns motoristas furaram o bloqueio, que foi iniciado por volta das 17h. O condutor de um caminhão chegou a passar por cima de um dos caixões. Outro motorista saiu do carro e quebrou um dos cavaletes de madeira. O proprietário de uma empresa de turismo que seguia num ônibus pela rua Tuiuti no sentido bairro-Centro, ficou indignado com o bloqueio da pista feito com um caminhão.
O homem discutiu com os manifestantes e pediu ajuda à polícia, que controlou os ânimos e determinou a liberação do trânsito. “Conheço outros crematórios e nunca deu problemas em outros lugares. Nós estamos trabalhando”, disse o empresário Jaime Correia, em tom de desabafo, antes de prosseguir com o ônibus. Com o tráfego liberado, os moradores continuaram o protesto no lado da pista. Caixões, cavaletes e pneus foram queimados em frente ao terreno onde está sendo construído o crematório.
O objetivo do grupo é tentar embargar a obra, iniciada há quase um mês. Os protestos devem continuar na próxima semana, quando os moradores planejam fazer uma carreata pelas ruas para mobilizar mais pessoas da comunidade. Um abaixo-assinado com mais de cinco mil assinaturas também foi feito.
Publicado em 14/06/13-20:21 por: Cláudio Costa.

Internauta registra confusão durante protesto contra crematório em SC

Manifestação ocorreu nesta sexta-feira (15), em Joinville.
Imagens mostram veículos ultrapassando barreira e caixões queimados.

Rolf Otto      
 
 

Cerca de 100 pessoas fizeram um protesto contra a instalação de um crematório do Bairro Aventureiro, em Joinville, no Norte de Santa Catarina. Os manifestantes levaram caixões e fecharam o cruzamento da Avenida Santos Dumont e a Rua Tuiuti. O internauta Rolf Otto registrou o momento em que motoristas furaram o bloqueio e passaram por cima dos cavaletes colocados pelos manifestantes.
O vídeo mostra alguns motoristas passando pelo bloqueio e até mesmo uma discussão entre manifestantes e motoristas. Segundo Otto, as ruas permaneceram fechadas durante 15 minutos e a Polícia Militar precisou ser chamada para controlar o tumulto e normalizar o trânsito. Como mostram a imagens, após a confusão, os manifestantes queimaram os caixões utilizados no protesto.  
 
Nota da Redação: Os protestos contra a instalação do crematório no bairro Aventureiro, de Joinville, ocorreram durante toda a semana. Os manifestantes alegam que não foram consultados sobre a obra e querem ser ouvidos. Uma comissão formada por representantes de associações e empresários pretende protocolar uma ação no Ministério Público.
A Prefeitura alegou que não há nenhum impedimento para a construção do empreendimento. Já empresa garante que a tecnologia utilizada impede mau cheiro e fumaça.