segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cemitério é Assaltado em São José dos Pinhais.

As 11:35 desta manhã de Segunda-feira dois homens armados renderam o vigia e os funcionários do escritório do Cemitério Parque Senhor do Bonfim em São José dos Pinhais, no bairro Guatupê.
Os marginais levaram apenas o dinheiro do caixa do dia e os pertences dos funcionários.
A ação durou aproximadamente 10 minutos e foi toda gravada pelo sistema de câmeras do Cemitério.
A polícia foi chamada e iniciou as investigações para o reconhecimento dos meliantes e do carro usado no assalto.

Investimento em Segurança.

Segundo o Administrador da empresa Robson Posnik o Cemitério investe em segurança privada, sistema de câmeras e infraestrutura para segurança, mas infelizmente estas ações não são suficientes para coibir os assaltos que ocorrem diariamente na região.
Segundo Posnik esta situação de violência e insegurança está forçando a empresa a rever o acesso das pessoas ao cemitério para realizar suas visitas sendo que o cemitério já fica fechado diariamente das 12:30 as 13:30 para segurança e que em breve será necessário passar por uma portaria para realizar sua visita ao cemitério.
Robson salienta que a falta de policiamento e o tráfico de drogas geram uma enorme violência na região e os assaltos a estabelecimentos da região são quase diários sendo que os bandidos não respeitam mais nem os cemitérios.

Guatupê e Região Metropolitana de Curitiba.

Infelizmente casos como este na região são muito comuns, o policiamento é altamente insuficiente e o tráfico de drogas abundante, o que ocasiona um grande número de assaltos e mortes ligadas ao tráfico de drogas.



Fonte: Robson Posnik

Serviços funerários começam a ser regularizados em São Paulo

Em alguns cemitérios, não há mais espera para sepultamentos. Prefeitura autorizou a contratação de 135 funcionários para o setor

Funcionários de cemitérios da cidade de São Paulo afirmam que nesta sexta-feira os serviços funcionam melhor, mesmo com a redução dos trabalhadores que estão em greve desde terça-feira (30). O Serviço de Verificação de Óbitos da Capital já funciona normalmente e sem atrasos. No cemitério de Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte de São Paulo, a espera está dentro do normal e três corpos foram sepultados. Nos cemitérios São Paulo e do Araçá, ambos na zona oeste, o serviço também está regularizado e os sepultamentos não estão atrasados.


Foto: Nelson Antoine/Fotoarena/AE Ampliar
Com greve do Serviço Funerário, velórios e sepultamentos atrasaram ou foram cancelados

Mesmo com o início da normalização dos serviços funerários, a Prefeitura de São Paulo autorizou na quinta-feira (01) a contratação emergencial de 100 sepultadores e 35 motoristas. A autorização deve ser publicada no Diário Oficial neste sábado (3), de acordo com a Secretaria Municipal de Serviços.
Posteriormente devem ser contratados outros 100 sepultadores e 130 motoristas. Ao mesmo tempo, o prefeito Gilberto Kassab autorizou a abertura de concurso público para contratar outros 135 funcionários para o Serviço Funerário.

A intenção da Prefeitura é normalizar os serviços de sepultamento. “O Serviço Funerário, que é ligado à Secretaria de Serviços, está empenhado na otimização dos serviços prestados e avalia todas as formas legais de continuar oferecendo um serviço de qualidade à população. Através da contratação emergencial, os munícipes continuarão a ser atendidos com normalidade, tanto na contratação dos serviços funerários, como na remoção, e também nos sepultamentos”, afirma a nota da Secretaria.
Nova assembleia
Nesta tarde, o Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias (Sindsep) se reúne novamente para decidir se a greve continua ou não. Na quinta-feira (1), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) considerou ilegal a paralisação e determinou o retorno imediato ao trabalho, sob pena de multa diária de até R$ 60 mil.
O Departamento Jurídico do Sindsep entrou com pedido de contestação da decisão do TJSP. A categoria reivindica reajuste salarial de 39,79% e a Prefeitura propõe reajuste de 15% para o piso da categoria.
* Com informações da Agência Brasil

Homem é preso acusado de violação de sepultura em Selvíria

A Polícia prendeu ontem, em Selvíria, C. A F., 31 anos, paulista, acusado de violar a sepultura de um cadáver que tinha sido sepultado há dois dias. O fato aconteceu neste domcingo e foi divulgado hoje pela Polícia Civil.

Diante de denúncia anônima de que um túmulo tinha sido danificado no cemitério municipal, policiais foram ao local e constaram a reomoção de uma placa de cimento e o destravamento de urna funerária. A polícia apura se houve profanação total da sepultura.

Policiais civis e militares localizaram o acusado pela violação do túmulo ontem à tarde. Ele se apresentou como operário e morador em um alojamento na cidade. No Presidio de Segurança Média de Três Lagoas apurou-se que o preso já tinha sido condenado por tráfico, violação de domicílio e estupro, estando em liberdade provisória em relação a esse último crime.

Australiana voa de Singapura à Nova Zelândia ao lado do namorado morto

Uma mulher viajou de Singapura até à Nova Zelândia (uma viagem de mais de nove horas) ao lado do do namorado morto.
Vanessa Preechakul, australiana, e Robert Rippingale, neo-zelandês, estavam a caminho de Auckland, na Nova Zelândia para festejar as bodas de ouro dos pais de Rippingale quando este se engasgou enquanto comia um prato de carne.
Aos 90 minutos de voo, a arquitecta de 27 anos reparou que o namorado tremia. Se inicialmente pensou que Robert se estava a rir por causa do filme que estava a ver, não foi preciso muito tempo para verificar que o namorado estava não só a tremer como também a revirar os olhos, sem conseguir falar.
Enquanto os lábios de Robert ficavam roxos, Vanessa começou a gritar por ajuda. Acorreram um médico e duas enfermeiras que, apesar de terem efectuado os primeiros socorros, não conseguiram salvá-lo.
O corpo foi removido e levado para a área de descanso da tripulação, atrás de uma cortina. O cadáver foi coberto com um lençol e foi permitido a Vanessa permanecer junto a ele.
A Jetstar, companhia aérea australiana que pertence à Qantas e que oferece preços baixos, entrou em contacto com os passageiros que estiveram sentados perto do lugar onde estava o morto e ofereceu-lhes descontos em voos futuros. Na mesma missiva agradeceu-lhes pela paciência ao longo daquilo que foi classificado como «uma situação desagradável».
De acordo com a BBC, alguns passageiros criticaram a Jetstar por ter dado continuidade ao voo em vez de ter interrompido a viagem e voltado a Singapura.
No entanto, um funcionário da companhia aérea terá dito que foi a própria namorada da vítima a pedir que o voo seguisse o seu trajecto normal.

Prefeitura realiza Edital de Exumação.


EDITAL DE EXUMAÇÃO N° 002/2011 – AVISO DE 
VENCIMENTO .
João Carlos Brum, Prefeito do município de Alvorada/RS, torna público que 
os responsáveis e/ou parentes consangüíneos dos falecidos citados na presente 
relação, exposta no mural do saguão da Prefeitura Municipal, sito Avenida 
Presidente Getúlio Vargas n° 2266, Bairro Centro, e também no site oficial do 
município www.alvorada.rs.gov.br, terão um prazo máximo de 30 (trinta) dias para 
comparecerem à secretaria do Cemitério São José Operário para regularização dos 
débitos pendentes acerca das sepulturas e posterior pagamento dos mesmos na 
Secretaria Municipal da Fazenda. Após o vencimento do prazo, permanecendo os 
débitos em aberto, os sepulcros serão abertos e os restos mortais exumados. Após 
a exumação, as benfeitorias serão guardadas e mantidas à disposição da família por 
um período de 30 (trinta) dias: os despojos mortais serão transladados ao Ossuário 
Geral pelo prazo máximo de 01 (um) ano.

Festa gótica no cemitério municipal termina com 20 detidos; “objetivo era sexo”, diz delegado


Um grupo com cerca de 80 jovens promoveu uma festa ilegal dentro do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, no bairro São Francisco em Curitiba. A comemoração “gótica” teve inicio por volta das 2h30 da madrugada deste domingo (4), mas a ação policial só começou por volta das 5h.
O grupo quebrou a tranca de uma das entradas e invadiu o cemitério. Algumas floreiras e estátuas foram danificadas. A Guarda Municipal chegou e conseguiu prender 20 pessoas – 11 adultos e nove adolescentes. Alguns dos menores foram devolvidos aos pais e pelo menos três foram encaminhados a Delegacia do Adolescente. Os adultos foram para o CIAC-Sul no bairro Portão.
Segundo o delegado Francisco Caricatti, o objetivo maior do grupo era consumir bebida alcoólica e praticar sexo.  “Havia várias mulheres entre eles, três delas foram detidas. A festa era essencialmente sexual”, afirmou à Banda B.
Ainda de acordo com o delegado, foi arbitrada uma fiança de R$ 2 mil para que os 11 fossem liberados. Até a tarde, apenas alguns haviam iniciado o processo de soltura. Eles foram autuados por dano ao patrimônio público.

Funerais estão cada vez mais modernos e luxuosos


A morte deixou de ser só dor e sofrimento. Empresas especializadas em serviços funerários descobriram no ritual que envolve o fim de uma vida um grande negócio. Cemitérios e crematórios inovam a cada ano, oferecendo ambientes sofisticados - e por vezes caros - para realização de velórios. A oferta varia de transmissão ao vivo pela internet a salões caprichosamente decorados e personalizados. Chuvas de pétalas de rosas e revoadas de pombas completam as possibilidades de um velório inesquecível.
Entre as alternativas para incrementar a despedida de quem parte, as mais modernas e luxuosas incluem lounges com TV de plasma para que a família possa exibir filmes em homenagem ao falecido, serviços de bufês e música ao vivo. E, após a cerimônia fúnebre, equipes especializadas em terapia do luto prometem apoiar e acolher quem passa pelo sofrimento da perda de um ente querido.

No Rio Grande do Sul, uma das empresas que se destacam por investir constantemente em inovações é a Cortel S.A., especializada na construção e administração de cemitérios. Um dos sete empreendimentos gerenciados pela Cortel é o Crematório Metropolitano São José, em Porto Alegre, que oferece o serviço de velório online, criado para contemplar pessoas que não possam comparecer fisicamente às cerimônias do gênero. O sistema de transmissão privada, acessado através de login e senha, disponibiliza as imagens e sons dos velórios, em tempo real. “É algo que tem sido bastante utilizado, pois sempre há um familiar ou amigo que não reside ou não está na cidade, e não consegue se deslocar a tempo de acompanhar a cerimônia”, diz  o vice-presidente do Grupo Cortel, José Elias Flores Júnior.

O Crematório Metropolitano também possui wireless em toda sua estrutura. O sistema foi implementado há um ano e meio para que indivíduos que possuam iPhone, iPad, smarthphone ou notebook possam entrar em contato com outras pessoas, via e-mail, facilitando o envio de informações sobre o velório e o falecimento. E, mesmo quem não portar um desses aparatos tecnológicos, pode conectar-se à web através de um computador disponível ao público na cafeteria do empreendimento. “Tudo é pensado visando ao conforto das pessoas que vêm prestar a última homenagem a alguém”, explica Flores Júnior.

Segundo o empresário, o Crematório Metropolitano está na lista dos que oferecem estrutura mais moderna de atendimento e serviços. “Contamos com capelas especialmente decoradas, climatização, circuito interno de TV com monitores para informações sobre horários das cerimônias, câmeras para transmissão de velórios online pela internet, sistema de sonorização ambiente, vigilância permanente, estacionamento próprio e cafeteria com vista panorâmica para a cidade”, enumera.
O empreendimento conta ainda com um columbário, uma sala com nichos contendo urnas, onde é possível colocar flores, objetos e itens decorativos em homenagem aos que são cremados no local. “Oferecemos plano de cremação antecipado, que pode ser feito a partir de 60 vezes, em parcelas de R$ 84,00. Isso facilita, pois a cremação ou sepultamento é algo que todos um dia irão precisar, então quanto mais cedo se estiver preparado, melhor”, afirma Flores Júnior, ressaltando que mais de 20% dos clientes opta pelo plano antecipado. Os serviços incluem velório, cerimonial personalizado, cremação e urna padrão, de madeira. Há ainda a possibilidade de optar por urnas de bronze, porcelana ou mármore. No caso de quem decide pelo serviço no dia do falecimento, os custos ficam entre R$ 4 mil e R$ 17 mil, dependendo da capela escolhida.
Muito lembrado pelo ambiente harmonioso e tranquilo que oferece, o Cemitério Parque Jardim da Paz, localizado nos limites de Porto Alegre e Viamão, tem como principal diferencial na estrutura um par de capelas, separadas por uma porta móvel, que permite que as duas juntas se transformem em um grande salão, possibilitando missas e outros eventos em homenagem aos mortos. A lancheria do empreendimento, com vista para todo o parque foi planejada para que a clientela se sinta o mais confortável possível, mesmo que o motivo que a leve até lá não seja agradável.
 O local também oferece trabalho de tele-entrega de flores e propicia, às pessoas que não têm condições de se deslocar até o cemitério, o serviço de decoração de túmulos, que pode ser pago mensalmente. Outro mimo aos clientes é a chuva de pétalas de rosas no Dia de Finados, uma homenagem aos sepultados, que já virou tradição e atrai curiosos, sempre às 10h45min de todo dia 2 de novembro.

Cemitérios se transformam em museus a céu aberto

A exemplo de diversos países onde os cemitérios fazem parte do roteiro turístico das cidades, com visitação durante o ano inteiro, seja pela arquitetura e arte, importância histórica ou celebridades que se encontram sepultadas, Porto Alegre, aos poucos, passa a dar funcionalidade a esses locais. Há dois anos, a Secretaria Municipal de Turismo passou a organizar passeios orientados nos Cemitérios da Santa Casa e Evangélico, atualmente promovidos pelo projeto Viva o Centro a Pé, implementado pela prefeitura.
A ideia caiu de madura. Como na maioria das tradicionais capitais do mundo, os cemitérios de Porto Alegre formam um museu ao ar livre. São em torno de 300 belíssimas estátuas que guardam túmulos do período entre 1900 e 1940, época em que havia disputa entre as famílias abastadas na arte de ornamentar os jazigos. As estátuas eram, em geral, encomendadas a escultores italianos, espanhóis e alemães. Nesse quesito, os cemitérios com maior número de estátuas são o São Miguel e Almas, e o da Santa Casa de Misericórdia, ambos nos altos da Azenha.
Segundo a arquiteta Gicelda Weber Silveira, mestre em teoria, história e crítica de arquitetura pelo Propar/Ufrgs, o empreendimento da Santa Casa é referência em arte cemiterial. “Lá tem uma ala histórica que atrai muitos turistas, além de uma importante área de esculturas, que lembram muito os túmulos franceses.” Gicelda foi guia em dois passeios promovidos pelo Viva o Centro a Pé e afirma que os passeios foram bem concorridos. “Em ambas as ocasiões o ônibus que transporta os visitantes estava lotado”, recorda.
Apesar de o cemitério da Santa Casa ser bastante atrativo, Giselda chama atenção para a originalidade da arquitetura do São Miguel e Almas. “Ali há túmulos muito bem elaborados. Sem dúvida, é um dos cemitérios mais inovadores, com arquitetura peculiar, com galerias de grandes dimensões”, avalia.
Visitar um cemitério antigo, opina Gicelda, permite avaliar diferentes informações: desde a história referente aos túmulos mais antigos e personagens ligados à cidade, passando pelo fator étnico-genealógico, através da observação das inscrições, sobrenomes e famílias. Além da arte sepucral, o lado econômico e social presente nas dimensões, materiais utilizados, acabamentos e localização dos túmulos é um dos destaques na análise dos passeios, enfatiza a arquiteta.

Despedidas podem ser glamourosas

Em São Paulo, a Funeral Home, empresa que ocupa um casarão construído em 1928, que está em fase de tombamento nas imediações da avenida Paulista, aluga salas a partir de R$ 2,5 mil por dia. Se a pessoa optar pelo velório completo, incluindo a maquiagem do falecido, uma boa urna e flores para a decoração, irá gastar de R$ 8 mil a R$ 12 mil. Além de chá e café, podem ser solicitados salgados ou sopas quando o evento ocorre de madrugada. A casa conta com manobristas e seguranças.
Quando se trata de luxo em cerimônia fúnebre, não se pode deixar de citar o Grupo Bom Pastor, com 31 unidades em São Paulo e Minas Gerais. Os pacotes chegam a até R$ 51 mil, dependendo do grau de personalização. Os mais básicos incluem o velório em salas com decoração especial, música ao vivo e a revoada de 30 pombas brancas nascidas e treinadas em cativeiro. Pelo custo de R$ 2,5 mil, os clientes também podem optar pelo transporte do corpo em uma limusine adaptada.

Terapia do luto ganha espaço

Após a cerimônia de despedida de um falecido, quem fica às vezes não sabe lidar com a separação. Atentos a isso, muitos empresários do setor funerário oferecem serviços de terapia do luto para apoiar os clientes. O Grupo Cortel, que administra também os cemitérios Sant Hilaire, em Viamão, Cristo Rei, em São Leopoldo, São Vicente, em Canoas, Memorial da Colina em Cachoeirinha, e São Francisco de Paula, em Pelotas, periodicamente oferece palestra de apoio a enlutados, esclarecendo como proceder em caso de perda de filhos e mortes violentas, entre outros fatores agravantes. “Este mês, estamos abordando as óticas das diversas religiões em relação ao luto”, cita o vice-presidente da empresa, José Elias Flores Júnior. “Nosso atendimento não se dá somente no velório, sepultamento ou cremação, mas posteriormente a estes eventos também”, destaca.
Segundo o empresário do Grupo Cortel, as pessoas gostam e se sentem amparadas com mais este diferencial. “Essas coisas eram inimagináveis há 10 anos, mas vão se criando novos paradigmas, e a partir disso se estabelecem regras de mercado, que acabam tornando certos serviços quase que obrigatórios”, avalia.
O Cemitério Parque Jardim da Paz também se dedica em auxiliar famílias enlutadas. O Grupo de Reflexão Além da Vida (Grav), com atividades bimestrais dentro do empreendimento, agrega pessoas que desejam pensar sobre a vida e a morte. “É muito importante também a participação daqueles que têm dificuldades em aceitar a partida definitiva de familiares, amigos e pessoas queridas”, opina o administrador do cemitério, Gerci Perrone Fernandes. A dinâmica de cada reunião do Grav são palestras realizadas no templo ecumênico do Jardim da Paz, com temas diferenciados. O trabalho envolve profissionais experientes e preparados em tratar o luto.
Vinculada à empresa Cortel, através de parceria, a Clínica de Psicologia e Apoio ao Luto, localizada no bairro Auxiliadora, na Capital gaúcha, também promete amenizar a dor de quem perde alguém para a morte. De acordo com a psicóloga Karina Kunieda Polido, um serviço de palestras informativas ocorre nos empreendimentos da empresa especialista em serviços fúnebres. As datas destes encontros sãopredefinidas e os mesmos são abertos ao público. “São conversas visando a acolher os enlutados, mas nestes locais não realizamos psicoterapia propriamente dita”, explica Karina. A psicóloga admite que, em alguns empreendimentos, as palestras acabam servindo como um espaço terapêutico, uma vez que muitas pessoas retornam em mais de um encontro. 
Já na Clínica do Luto, a demanda é grande entre os pacientes, afirma Karina. “Às vezes, pessoas que participam das palestras nos cemitérios decidem entrar para o processo de psicoterapia individual.” No caso de haver tratamento, os valores são adequados de acordo com a necessidade de cada um, revela.

Idoso mexicano mantinha em casa cadáver de irmã há 8 meses

As autoridades do estado mexicano de Hidalgo, no centro do país, descobriram que Joaquín Soto Marroquín, 80 anos, mantinha o cadáver de uma irmã em sua casa há oito meses. A descoberta ocorreu na quinta-feira à noite na cidade de Tulancingo, a 120 quilômetros da capital mexicana, depois que a polícia local recebeu uma denúncia sobre um idoso que perambulava sozinho pelas ruas, disseram à Agência Efe fontes da Promotoria local. Conforme as autoridades, que o conduziram até sua casa, o homem sofre de transtornos psíquicos. Ao chegaram à residência, para surpresa dos agentes, eles descobriram o cadáver em avançado estado decomposição sobre uma cama.

O corpo foi levado para o Departamento Médico Legal da cidade. Neste sábado, o jornal local El Sol de Hidalgo divulgou que o idoso disse à polícia que sua irmã Clementina estava doente, não morta. Análises preliminares dos legistas apontam que a morte tenha ocorrido há cerca de oito meses, aparentemente por causas naturais.
Segundo o jornal, os vizinhos notaram a ausência da irmã de Soto Marroquín, mas não suspeitaram que ela tivesse morrido. As autoridades investigam se o idoso tem familiares que possam cuidá-lo e reivindicar o corpo de sua irmã.

Coveiro denuncia fuga de almas em cemitério de SC

Na manhã desta quinta-feira (1), o coveiro José Jucá Jair Jalsonaro, procurou a 51ª Delegacia de Polícia de Florianópolis (SC), para prestar uma queixa inusitada no cemitério em que trabalha. Segundo Jucá, almas penadas estão fugindo do cemitério no período noturno. “Além de coveiro sou vigia do local, e todas as noites as vejo saindo do túmulo e fugindo”, disse.

O delegado de polícia disse que vai investigar o caso, mas acha a história um pouco estranha. “Acho que as almas estão saindo para passear, depois elas voltam. Não acredito que seja uma fuga em massa”, disse o delegado.

Ao ser questionado se poderia provar que de fato as almas estão saindo do túmulo, o coveiro Jair Jalsonaro disse que, se fizer uma verificação nos registros das últimas eleições, verão que 80% das pessoas que estão no referido cemitério votaram. “Isso prova tudo”, disse o coveiro. 



Instituto realiza pesquisa em cemitério de Esperantina


Um certo instituto de pesquisa contratou um jovem que não vamos identificar por questões éticas para fazer uma pesquisa domiciliar, por faixa etária e bairros diferentes na cidade de Esperantina sobre o esporte. Várias eram as perguntas, até interessantes, mas o pesquisador ficou em frente ao cemitério São João Batista que fica no centro da cidade e todos que passavam por lá eram abordados pelo jovem. onde você mora?quantos anos você tem?com está o esporte na sua cidade?.
Ficquei muito curioso observando o compoortamento daquele jovem e perguntei o mesmo do que se tratava, ele prontamente disse que fora contratado para fazer uma pesquisa na cidade. será quue dá forma que estava sendo feito tem credibilidade? Fica ai nossa observação sobre o caso.