quarta-feira, 20 de junho de 2012

Bandido rouba coveiro em pleno cemitério Municipal em Sousa



Bandido rouba coveiro em pleno cemitério Municipal em Sousa; Confira
A vítima é o senhor Francisco Wellington de Sousa, 41 anos, casado, morador da Rua Projetada, Bairro André Gadelha em Sousa. 

Por volta das 15:35h desta segunda-feira (18), o coveiro estava trabalhando no Cemitério Municipal, quando foi surpreendido por um indivíduo que passou a lhe ameaçar de morte. 

O acusado de forma violenta, subtraiu um par de botas e uma roçadeira pertencente ao coveiro, e quando tentou foragir acabou sendo capturado pela Polícia Militar que havia sido acionada por testemunhas, e rapidamente esteve no local.

O indivíduo identificado como Silvan Nascimento, vulgo ''Buchudo'', foi preso e conduzido até a Delegacia juntamente com o material apreendido.

Preocupação com o lençol freático



JÉSSICA BENITEZ
Da Reportagem

Começou ontem o trabalho de inspeção realizado pela Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) em cemitérios de Cuiabá e Várzea. A visita inicial, coordenada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea), ocorreu na unidade privada Parque Bom Jesus, no bairro Parque Cuiabá. Um fiscal da prefeitura de Cuiabá também acompanhou a averiguação.

“Acho bastante válida e necessária essa iniciativa. Ao contrário do muitos pensam, quando uma pessoa morre não basta apenas enterrá-la. Há todo um processo por trás disso para que a natureza e a população não sejam prejudicadas”, ilustra o administrador do Parque Bom Jesus, Silvio Müller.

Com mais de 35 anos de existência, o cemitério possui pouco mais de 34 mil sepulturas, sendo que apenas 40% de sua capacidade foi utilizada. Jazigos verticais (blocos) estão dentre as opções de sepultamento. Cada gaveta tem capacidade para oito pessoas. Para certificar que tamanha demanda não está prejudicando a água, existem 11 poços de monitoramento do lençol freático no lugar.

Pensando exatamente em questões ambientais, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) criou a resolução 335 no ano 2003. Trata-se um conjunto de normas a serem seguidas por administradores de cemitérios garantindo que o local funcione de forma licenciada. Conforme o avanço urbano acontece nos arredores dos cemitérios, os critérios para realizar o licenciamento ficam mais rigorosos.

“Se não houver o devido controle, a saúde dos moradores pode ficar comprometida. Putrecina e cadaverina, por exemplo, são substâncias que o cadáver solta durante o processo de decomposição e que podem causar sérios danos quando entram em contato com um ser vivo. Sem contar outros vírus e bactérias que têm esse mesmo efeito”, explica o fiscal do Crea, Reynaldo de Magalhães Passos.

As visitas ocorrem até quinta-feira. Os resultados serão enviados a Prefeitura de Cuiabá, bem como de Várzea Grande e também o Ministério Público Estadual em forma de relatório. Cada unidade terá um parecer correspondendo às respectivas inadequações. 

O cemitério de Santana do Livramento é interditado

Veja aqui.

Vale a pena Visitar


Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais