quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Parque das Allamandas é nova opção para sepultamentos em Londrina

Parque das Allamandas é nova opção para sepultamentos em Londrina O crematório do novo cemitério deverá estar funcionando no primeiro semestre de 2012 . Será o primeiro da cidade

Terceiro cemitério particular de Londrina, o Parque das Allamandas iniciou suas atividades em agosto. Está localizado à Rua Joanna Rodrigues Jondral, próximo à fábrica da Café Cacique, na saída para Cambé.

Além do Parque, a cidade conta com outros dois cemitérios privados - Islâmico e Parque das Oliveiras, ambos no conjunto Café - e mais 13 da administração da pública, sendo cinco na zona urbana - São Pedro (Centro), João XXVIII (Jardim Higienópolis), Padre Anchieta (Jardim Ideal), Jardim da Saudade (Conjunto Vivi Xavier) e São Paulo (Bairro Aeroporto) - e oito nos distritos de Lerroville, Guaravera, Paiquerê, Irerê, São Luiz, Maravilha, Heimtal e Warta.

O Parque das Allamandas atende à importante demanda por um novo espaço de sepultamentos e, para a superintendente da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), Luciana Viçoso de Oliveira, ele será muito benéfico à cidade.

“São poucas as vagas que sobram nos municipais, então não há como fazer a compra antecipada de jazigos, por exemplo. Esse é um grande presente que os londrinenses ganham, trata-se de um cemitério moderno, bem equipado, um dos mais bonitos do Brasil. É uma nova opção, mesmo”, avalia Luciana.

“Londrina está sempre aberta às iniciativas do setor privado e é importante ressaltar que todas as informações e estatísticas, e o serviço de transporte funerário continuam centralizados pela Acesf”, acrescenta a superintendente.

Infraestrutura

O Parque das Allamandas possui quatro salas de velório climatizadas e um salão maior, também climatizado, com sofás e internet sem fio, para a permanência dos convidados.

“Nós optamos por fazer as salas de velório um pouco menores, pois, geralmente, são os entes mais próximos e a família que ficam ao lado do falecido nessa hora”, explica o diretor-executivo do cemitério, Rodrigo Neves.

No Parque, funcionam, ainda, uma floricultura e uma lanchonete, 24 horas por dia. Além disso, um carrinho elétrico é disponibilizado para o transporte de urna, cadeiras, tendas e guarda-chuvas, sem custos adicionais. O estacionamento possui atualmente vaga para 100 veículos. De acordo com o diretor, o objetivo é ampliar a capacidade para 200.

Uma novidade é que, possivelmente ainda no primeiro semestre de 2012, o crematório do Parque das Allamandas esteja funcionando, também.

Serviços

Segundo Rodrigo Neves, é possível fazer a compra antecipada de jazigos, de três e seis gavetas, parcelando o valor em até 60 meses. À vista, os preços são de R$ 5.400 para os de três e R$ 16.800 para os de seis gavetas.

Além disso, o Parque das Allamandas disponibiliza o serviço do “auxiliador”, funcionário que fica 24 horas à disposição dos entes do falecido.

“Às vezes, a pessoa pode não saber lidar com a morte, é um momento difícil”, comenta o diretor. “Então, é possível ligar para o auxiliador a hora que for, sem qualquer custo, que esse profissional vai atender de todas as formas possíveis, seja para fazer um telefonema ou pedir um táxi para alguém no aeroporto. O auxiliador vai fazer essa ponte.”

Com relação à arquitetura do novo cemitério, Rodrigo Neves destaca que a ideia foi executar um projeto arrojado, com marcantes características ecológicas e de sustentabilidade. “Temos sistemas de captação de água das chuvas, para utilizar na limpeza, e optamos pelo piso `paver´, que absorve a água, em vez do asfalto”, completa o diretor.

Nenhum comentário: