terça-feira, 5 de junho de 2012

Vazamento de cemitério contamina água de três bairros de Maceió (AL)

 

Denúncia foi feita pela UFAL; bactéria reproduzida em covas atingiu lençóis freáticos
Do R7, com Rede Record

 
Pelos menos três bairros de Maceió (AL) estão com o fornecimento de água contaminado por uma bactéria vinda dos cemitérios da partes baixa da cidade. Um estudo da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) mostrou que o abastecimento foi contaminado por necrochorume. A bactéria pode causar diarreia, vômito, entre outros sintomas.

Nesta segunda-feira (5), o Ministério Público disse que foi informado sobre o estudo e que irá cobrar à prefeitura uma solução. Segundo a pesquisa, as covas simples, que deixam os caixões em contato direto com o solo, estão provocando a contaminação devido ao processo de decomposição dos cadáveres.

Ainda segundo o estudo da UFAL, esse tipo de cova é considerado "arcaico" e pode comprometer poços artesianos, que não fazem tratamento da água. A região mais afetada na cidade seria o bairro Trapiche da Barra ao Jaraguá.
Os cemitérios apontados pelo estudo como causadores da contaminação são Nossa Senhora da Piedade, no Prado; Nossa Senhora Mãe do Povo, em Jaraguá; e o São José, no Trapiche da Barra, onde o lençol freático é muito próximo à superfície.

Nenhum comentário: