segunda-feira, 9 de julho de 2012

Londrina deve ganhar novo cemitério com 36 mil jazigos

Londrina pode ganhar um novo cemitério na zona norte, próximo à empresa Dixie Toga.

 O espaço deve abrigar cerca de 36 mil jazigos, em uma área de 157 mil metros quadrados, com um investimento orçado em R$ 15 milhões.

A superintendente da Administração de Serviços Funerários e Cemitérios de Londrina (Acesf), Luciana Viçoso, disse que foram feitas pesquisas em várias áreas da cidade, em parceria com a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippul).
"Alguns terrenos eram descartados pelo próprio parecer técnico da Sema por conta do tipo de solo, por não atender às condicionalidades exigidas pelas normas ambientais. Definimos essa área da zona norte, o prefeito aceitou disponibilizar esse terreno, estamos encaminhando para autorização legislativa porque é um terreno do município, não seria necessário desapropriar área particular", comentou à rádio Paiquerê AM.
A prefeitura já protocolou o pedido de licença prévia junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e pretende começar a pensar no projeto arquitetônico. Atualmente, a zona norte possui o Cemitério Jardim da Saudade, mas o espaço deve ser totalmente ocupado dentro de um ano, de acordo com Luciana.
Ela defende que é preciso pensar em possibilidades para atender à população crescente da região. "Estamos analisando a proposta de um cemitério misto, seria parte dele de jazigos tradicionais e outro de cemitério vertical de gavetário com quatro gavetas, que hoje está sendo muito utilizado no Brasil por conta da falta de espaço", disse.
À rádio Paiquerê AM, ela acredita que o projeto não enfrentará resistências, já que deve ser instalado em uma área industrial.

Nenhum comentário: