segunda-feira, 27 de julho de 2015

Infestação de escorpiões preocupa Vigilância Epidemiológica em Passos

Vistoria em cemitério apreendeu 500 insetos em apenas 50 metros.
Número de pessoas picadas em 2015 já chega a 91 casos, segundo CCZ.


Uma infestação de escorpiões tem preocupado o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Vigilância Epidemiológica de Passos (MG). Desde o mês de janeiro até o momento, foram registrados 91 casos de pessoas picadas por escorpiões, ou seja, uma média de 13 casos por mês.
O balanço do órgão mostra que o número é bem maior que o do último ano.  Durante todo o ano de 2014 foram 99 casos de pessoas picadas na cidade. Neste ano, somente no cemitério da cidade, a equipe capturou 500 escorpiões em menos de 50 metros.
Segundo o CCZ, são registrados todos os dias cinco chamados para capturar escorpiões. Somente neste ano, 504 ligações foram feitas para o setor. O número de acidentes envolvendo os insetos também disparou. Em 2014, a Vigilância Epidemiológica registrou 99 casos, neste ano já foram registrados 91.
Incidência de escorpiões amarelos é registrada em escola de Joinville (Foto: Reprodução/RBS TV)Incidência de escorpiões amarelos é registrada
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Ainda no CCZ, uma caixa de vidro não para de receber os escorpiões, o que preocupa o coordenador do Centro. “Em 2014 tivemos 800 apreensões o ano todo, agora estamos em julho e já passamos de 500, é um número bem crescente e preocupante. Recomendamos alguns cuidados, como jamais colocar a mão, tomar cuidado com crianças, olhar sempre sapatos e calçados e caso encontre algum inseto do tipo, entrar em contato com CCZ”, disse Osvaldo Rattis Junior.
O problema do cemitério é a arquitetura do local, que pode atrair baratas que, consequentemente, atraem os escorpiões. Para tentar resolver o problema,  o CCZ está fazendo uma vistoria no espaço. O trabalho deve durar pelo menos 10 dias. Entretanto, apesar da infestação, não houve nenhuma picada de insetos no cemitério.
De acordo com o CCZ, esse período do ano é ideal para a reprodução dos escorpiões, principalmente da espécie Titius Serrulatos, a mais comum em Passos. Os bichos foram encontrados até mesmo no IML da cidade, onde pelo menos 50 pessoas passam diariamente para fazer as perícias médias.
“Nossa maior preocupação é que vem crianças aqui fazer perícia e pode acontecer algum acidente, alguma levar uma picada, né?”, disse o auxiliar de legista, Edilson José de Paula Camargo.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, esse escorpião encontrado em Passos é conhecido como escorpião amarelo. Ele é considerado o mais venenoso das 140 espécies encontradas no Brasil. A picada em crianças e idosos pode ser fatal.

Nenhum comentário: