quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Crematório Vaticano prepara diversos eventos para o dia de finados

O Dia de Finados, celebrado pela igreja Católica no dia 2 de novembro, é um dia de oração e homenagens aos mortos, e tem sua origem no século XIII. Neste dia, a maioria das pessoas tem como tradição relembrar e homenagear, das mais diversas formas, a memória das pessoas que já passaram por suas vidas. Decoração dos túmulos com flores, queima de velas e orações, são as demonstrações de carinho e respeito mais comuns. E o Crematório Vaticano também prepara algumas ações para contribuir com este dia de homenagem e saudade.
 
No Cemitério Vaticano de Almirante Tamandaré, e nas salas de memórias – espaços reservados para conservação de cinzas – das unidades Vaticano de Curitiba e Balneário Camboriú, a visitação deverá ser intensa durante todo o dia. E para oferecer um espaço a mais de homenagem àqueles que deixaram saudade, a equipe de cerimônias organiza diversos eventos.
 
Como já é tradição, as celebrações ecumênicas de homenagens póstumas serão realizadas, contando com a presença de religiosos, vídeos de reflexão, chuvas de pétalas, revoada de pombas brancas e soltura de balões. Mas há também novidades, como caricaturas dos entes falecidos a partir de fotos, pingentes de cristal produzidas artesanalmente com cinzas da cremação, homenagens nas árvores da saudade, entre outras ações. Destaque também para a realização do “Caminho de Luz”, evento noturno que pretende abordar e refletir o dia de finados de uma forma diferente. Confira a seguir a programação completa.
No dia de Todos os Santos, uma reflexão especial
Nem todas as pessoas lembram se do “Dia de Todos os Santos”, mas é uma data importante para os católicos. Comemorada no dia 01 de novembro, é neste dia que se celebra a honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. E foi este o dia escolhido para a realização de um novo evento do Crematório Vaticano, o “Caminho de Luz”, com objetivo de oferecer a população uma reflexão diferente sobre a vida e a morte. Será um evento noturno, contando com momento de reflexão, caminhada com velas e a apresentação musical do Coral Safira. O Caminho de Luz acontece na Capela Vaticano de Curitiba, às 19h30 do dia 01 de novembro.

Celebrações e Homenagens
No Cemitério Vaticano de Almirante Tamandaré, Capela Vaticano de Curitiba e Crematório
Vaticano de Balneário Camboriú, acontece às 10h, cerimônias de homenagens póstumas conduzidas pelas equipes de cerimônia e contando com a presença de religiosos. Nas cerimônias são feitas chuvas de pétalas, soltura de balões e revoada de pombas brancas. As cerimônias são tradicionais e aguardadas pelos clientes Vaticano. É um momento de celebrar a memória de quem já deixou saudades.

Homenagens especiais
O Crematório Vaticano reserva também alguns diferencias para quem busca uma nova forma de relembrar de um amigo ou ente falecido. No Cemitério Vaticano de Almirante Tamandaré e no Crematório de Balneário Camboriú, estarão presentes caricaturistas, criando desenhos a partir de fotos levadas pelos familiares. Os desenhos serão feitos por ordem de chegada. É importante que a foto tenha boa qualidade. O serviço não terá custo para quem visitar as unidades Vaticano no dia de Finados.
Ainda em Balneário Camboriú, outro diferencial será a presença de um artesão, que transforma cinzas em peças de Cristal. Os clientes Vaticano que guardam as cinzas de seus familiares na Sala de Memórias poderão solicitar a confecção da peça na hora, sem custo.
 
Velas Sacras e para guardar cinzas Finalizando a programação do dia de finados, na Capela Vaticano de Curitiba, a Labonni Velas Decorativas organiza uma exposição de velas sacras, em formatos de anjos e santos. Na ocasião será apresentada uma novidade, uma vela com cápsula para armazenamento das cinzas, que pode ser feita nas cores rosa, azul, marfim, salmão, lilás e dourado. Os clientes Vaticano que mantém cinzas de familiares na Sala de Memória da Capela de Curitiba ganharão uma vela.

Nenhum comentário: