terça-feira, 7 de maio de 2013

Cemitério paulista pesquisa opinião antes de inovar em velório

 
Antes de lançar inovações que poderiam não agradar o público que visita suas instalações, o Cemitério Pax, de Sorocaba (SP), decidiu lançar mão de uma ferramenta que costuma ser reservada às grandes corporações: contratou uma pesquisa de mercado. Durante o Dia de Finados, em novembro do ano passado, a consultoria Hello Research entrevistou 250 pessoas de diferentes religiões que visitaram o cemitério ecumêmico.
As salas do velório oferecem jardim privativo. Foto: DivulgaçãoNo lugar do restaurante, entrevistados sugeriram um café. Foto: DivulgaçãoEspaço para atendimento garante privacidade aos clientes. Foto: DivulgaçãoIluminação noturna do cemitério foi sugerida em pesquisa. Foto: DivulgaçãoServiço de decoração foi uma das propostas dos entrevistados. Foto: Divulgação
As salas do velório oferecem jardim privativo. Foto: Divulgação
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A intenção era descobrir como seriam vistas as novidades planejadas pelo cemitério, que pretendia oferecer uma estrutura para realização de velórios dentro do cemitério, o que não é usual no município.
Além de restaurante e floricultura, o projeto do Pax incluía o serviço de cerimonialista para cuidar de toda a parte burocrática e cerimonial do velório. Também estava incluso o serviço de concierge, que indicaria hotéis e serviços aos visitantes de outras cidades, como lavanderias, farmácias e táxis.
“Toda esta política de trabalho precisava ser validada para ver se as pessoas aceitariam ficar dentro do cemitério e como avaliavam os serviços”, explica um dos sócios da Agência Momm, Pascoal Fioravante, responsável pela contratação da pesquisa.
O levantamento constatou que as pessoas gostavam das ideias, mas queriam que o cemitério ficasse iluminado durante toda a noite. O restaurante, que ofereceria refeições, passou a ser uma cafeteria bistrô, com lanches rápidos. A floricultura foi aprovada, desde que tivesse um visual agradável, sem as tradicionais coroas.
Além de garantir a aceitação das mudanças, a pesquisa facilitou a produção da campanha publicitária do projeto, pois o perfil e os hábitos do público foram identificados com maior clareza. “Ficou claro que os clientes seriam homens e mulheres de 45 a 60 anos, da classe A”, explica.
Tendência
A opção do Cemitério Pax é uma demonstração de que contratar pesquisas de mercado não é privilégio das grandes companhias, e pode ser uma ferramenta útil para empresas de pequeno e médio porte definirem seus rumos estratégicos.
A Hello Research, que prestou o serviço para o cemitério, foi criada há três anos com o objetivo de não atender somente as gigantes do mercado, mas também os pequenos empreendendores.
Segundo o sócio fundador da Hello, Davi Bertoncello, cerca de 70% da demanda por pesquisas no Brasil vem de um grupo de 30 corporações de grande porte. Mesmo assim, ele vê potencial de crescimento para as companhias menores, que também precisam deste serviço, mas têm menos dinheiro para pagar. “Fazemos um esforço para atender também a este mercado”, afirma.
A empresa de pesquisas atende cerca de dez pequenas empresas ao ano, com projetos pontuais. Enquanto uma pesquisa de grande porte custa cerca de R$ 100 mil, empresas de menor porte podem conseguir o serviço por R$ 15 mil a R$ 20 mil na Hello Research.
A diferença, segundo Bertoncello, é que neste caso as pesquisas são feitas em amostras menores e a coleta de informações pode ser feita digitalmente. Outra diferença é que o tempo de resposta de questionários cai de 30 para 20 minutos, e sua complexidade é menor.
Mesmo com estas limitações, o empresário defende que as pesquisas são eficazes para ajudar as empresas a tomarem decisões. A chave para isso é conhecer o público alvo, e avaliar se os produtos ou serviços oferecidos condizem com o desejo dos consumidores. “É uma forma de direcionar os investimentos com maior eficiência, sem apostar somente na intuição”, explica.

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