sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Cremação: modelos de urnas, columbário e dúvidas frequentes

Quando algum familiar opta pela cremação, após o óbito, você vai precisar decidir algumas coisas como: o modelo da urna em que ficarão as cinzas, em qual crematório será feito o procedimento e, certamente, terá dúvidas sobre a cremação. Veja as respostas algumas dúvidas frequentes:
Quais as diferenças entre o cerimonial da cremação e do sepultamento?O velório é realizado normalmente e a sua duração, como no caso do sepultamento, é decidida pela família. Após o velório, ao invés de ser sepultado, o corpo é encaminhado para a cremação, sendo necessário o ataúde (caixão) para que o corpo seja cremado.

O que é preciso para ser cremado?Para o corpo ser cremado é necessário, por determinação legal, aguardar no mínimo 24 horas do óbito, além de:
- Declaração de vontade expressa em vida registrada em cartório.
- Autorização de dois familiares para morte natural.
- Autorização judicial ou policial para morte violenta.
- Atestado de óbito firmado por dois médicos particulares ou um legista com CRM legível.
- Em lugar de “será sepultado em...” será utilizada a expressão “será cremado no Crematório Metropolitano (São José, Cristo Rei ou Saint Hilaire)”.

Como ocorre a cremação?O corpo dentro do ataúde é colocado no equipamento de cremação. Através de um processo que dura entre duas a três horas, chamado de pirólise, este corpo é reduzido a fragmentos minerais que são removidos do forno e colocados em um processador para redução final. Os restos cremados resultantes, pesando entre 2 a 5 kg, são colocados numa urna que é entregue à família.

É possível cremar restos de entes sepultados há mais tempo?Sim, é possível proceder a cremação de pessoas sepultadas há mais de três anos. Para isso, os responsáveis que desejarem cremar os restos dos entes queridos podem procurar um dos Crematórios Metropolitanos e receber a completa orientação.

O Columbário:
Também chamado de Cinerário, é um espaço para guardar as urnas com restos cremados. Com acabamento superior, está localizado em ambiente diferenciado que remete a um local de oração e meditação.


Veja alguns modelos de urnas funerárias:
 assunto
 assunto
 assunto
 assunto
 assunto
 assunto

Nenhum comentário: