sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Justiça quer fim da greve na funerária

O Tribunal de Justiça determinou que os servidores municipais em greve, entre eles o do Serviço Funerário, voltem ao trabalho e caso não cumpram terão de pagar multa diária de R$ 60 mil por dia. O Sindsep (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de SP) diz que vai recorrer.

Os atrasos para o transporte dos corpos entre hospitais, velórios e cemitérios continuaram. No Serviço de Verificação de Óbito, na Zona Oeste, muitas pessoas aguardavam ontem o transporte para o corpo de parente. A média de mortes na capital é 350 por dia.

"O enterro do meu pai era para ser 9h de hoje [ontem], e é muito triste a situação, é uma falta de respeito, a gente tem que ficar passando por isso aqui, que é humilhante. Agora vai ser às 16h30. E se o carro não chegar aqui não vai dar para fazer velório", contou a assistente administrativa Ângela Brito ao site G1.

Quem usou os velórios municipais foi obrigado a arrumar o local. Por isso e pela falta de transporte, famílias optaram por fazer os velórios em casa.

A greve por reajuste salarial de 39,7% começou na terça-feira.

O sindicato fala em adesão de 90% da categoria. A prefeitura, 30%. Para dar continuidade aos trabalhos, até a GCM (Guarda Civil Metropolitana) foi acionada, e carros de empresas particulares foram contratados.

GCM assumiu a direção dos veículos do serviço funerário
Rivaldo Gomes/Folhapress

Nenhum comentário: