segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Empregado com bom astral melhora a produtividade

Hoje é um dia daqueles. Você discutiu com seu cônjuge antes de sair de casa.
Um motorista mal educado corta na sua frente. Você para para um cafezinho
antes do escritório e derrama café na gravata. Você chega ao trabalho de mau
humor.

Será que esses sentimentos negativos afetam a sua produtividade e o seu
desempenho pelo resto do dia?

Para muitas pessoas a resposta é sim, e por isso, tomar medidas para ajudar
os funcionários a começar o dia com o pé direito é algo que mais
organizações podem considerar.

Pesquisas recentes que fiz com Steffanie Wilk, professora associada da
Faculdade de Administração Fisher da Universidade Estadual de Ohio,
examinaram a relação entre o humor dos funcionários e o desempenho no
trabalho. Pedimos a profissionais de tele-atendimento de uma empresa do
índice Fortune 500 que registrassem seu estado de humor no início do dia e
diversas vezes durante o dia, por um período de três semanas. Depois de
levar em conta o temperamento natural de cada funcionário e o estado de
espírito dos clientes que atenderam, encontramos evidências de que há
círculos viciosos e círculos virtuosos, dependendo de como os atendentes se
sentiam no início do turno.

Especificamente, os atendentes que estavam felizes no início do dia
geralmente continuavam assim ao longo do dia. Eles tendiam a sentir-se com
um humor mais positivo depois de conversar com os clientes, e em resultado
atendiam melhor nas chamadas subsequentes.

Os que vinham trabalhar sentindo-se infelizes, por outro lado, tendiam a se
sentir pior depois de interagir com os clientes, o que por sua vez levava a
um declínio de mais de 10% na produtividade, pois tinham que fazer mais
intervalos pequenos entre as chamadas para aguentar passar o dia.

O que as empresas podem aproveitar dessa pesquisa? Nossos resultados sugerem
que para melhorar o desempenho, é fundamental tanto reconhecer como
redefinir o humor negativo que os funcionários trazem para o trabalho. Ao
mesmo tempo, reforçar o bom humor - digamos, oferecendo biscoitos numa sala
de descanso - pode trazer uma melhoria na qualidade do trabalho. O gestor
pode concentrar-se mais em minimizar os humores negativos, ou em reforçar os
positivos, dependendo de qual objetivo - produtividade ou qualidade - é o
mais importante.

Muitas organizações presumem, erradamente, que os funcionários que têm que
lidar com coisas estressantes como trânsito ou problemas familiares podem
simplesmente deixar suas emoções na porta. A maioria não consegue. Mas há
medidas que tanto funcionários como empregadores podem adotar para modificar
o mau humor que compromete o desempenho no trabalho.

Os funcionários podem modificar por sua própria conta um astral negativo,
criando a chamada "transição intencional". Isso pode significar parar para
um café, ouvir uma música favorita ou escolher um caminho mais agradável até
o escritório. Como nossos resultados demonstram, isso é mais que uma
estratégia para sentir-se bem - é algo que pode definir o cenário para
causar uma boa impressão no trabalho.

Os líderes e gestores, por sua vez, podem fazer a sua parte, criando
transições positivas para a equipe no início do dia de trabalho. Podem, por
exemplo, fazer uma rápida reunião de motivação com o pessoal todas as
manhãs, ou mandar um e-mail para cada funcionário com um pensamento, um
objetivo ou um comentário em tom positivo.

Assim, pense em criar uma cultura no local de trabalho que incentiva a
começar o dia de uma forma positiva. É algo que pode dar dividendos tanto a
curto como a longo prazo (Rothbard é professora associada de administração
na Faculdade Wharton, da Universidade da Pensilvânia; Valor Econômico

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