segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Crematório de Santa Catarina transforma cinzas em obras de arte


As cinzas serão doadas por familiares e os artistas as misturam no material utilizado para a criação das obras de arte, como tintas e argila.

Trabalho da Artista Bianca Oliari Macoppi
 
Trabalho da Artista Bianca Oliari Macoppi / Foto: Jornal O Barriga Verde
Trabalho da Artista Bianca Oliari Macoppi
Trabalho da Artista Bianca Oliari Macoppi / Foto: Jornal O Barriga Verde
























Um crematório em SC vai lançar a exposição no Dia de Finados, com Culto Ecumênico, revoada de pombas e homenagem de balões brancos.
 

Crematório Vaticano de Balneário Camboriú inaugura exposição de arte no dia 02 de novembro (Dia de Finados).
 
Sempre que falamos em morte e perda, o assunto se torna um tabu. Independente de religião e crença existe inúmeras maneiras de homenagear quem já partiu. O Crematório Vaticano, pioneiro em Santa Catarina, procura inovar na forma de despedida e nas homenagens aqueles que partiram.
O próximo projeto desenvolvido pelo Vaticano, localizado em Balneário Camboriú, é uma exposição de obras de artes feitas com cinzas. De acordo com a sócia-diretora do Crematório, Mylena Cooper, a idéia da exposição é aproximar cada vez mais as pessoas dos entes que já partiram. “O culto aos mortos é uma das práticas mais antigas e fundamentadas em quase todas as religiões, e devido à tecnologia, as homenagens estão cada vez mais diversificadas, o que permitiu criarmos a exposição”. A diretora explica que nos Estados Unidos já existem empresas que prestam esse tipo de serviço e que são vários os casos de uso de cinzas em obras de arte.
O evento em Balneário Camboriú vai contar com 10 obras desenvolvidas poroito artistas plásticos de acordo com preferências e hobbies dos entes queridos e memórias dos parentes que doaram as cinzas. André Zanotelli, Bianca Oliari Macoppi, Evelina Ana Carrajola, Olga Aquino, Solange Ribeiro, Tony Reis, Graciela Scandurra eMiriam Brunor Cooperincorporaram as cinzas ao material usado nas obras, como pintura em óleo sobre tela, desenho em carvão, pintura em acrílica sobre tela, técnica mista e escultura.
O lançamento da exposição será dia 02 de novembro, Dia de Finados, e a programação começa às 9h da manhã com um Culto Ecumênico, ministrado pelo padre Frei Ladi e pelo pastor Paulo Schwartzhaupt. Ao final, familiares e amigos poderão escrever homenagens em um balão branco em forma de coração que será solto ao ar. Também haverá uma revoada de pombas para simbolizar o desejo de paz a todos. A exposição “Homenagear é uma arte” será gratuita e ficará em cartaz por uma semana nas salas do crematório em Balneário Camboriú.  Ao final, as obras serão entregues às famílias que doaram as cinzas para o projeto.

Nenhum comentário: