sexta-feira, 4 de novembro de 2011

secretaria de Meio Ambiente quer mudanças no cemitério


A Secretaria de Meio Ambiente de Sinop deve comunicar, ainda hoje, à Secretaria da Cidade, a imediata suspensão dos sepultamentos diretamente no solo, no cemitério municipal. O titular Rogério Rodrigues disse, ao Só Notícias, que a ação atende recomendação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) devido aos riscos de contaminação (do lençol freático, por exemplo), apesar de, análises feitas por uma empresa contratada pela administração municipal, não terem atestado indícios. 

Segundo o secretário, os sepultamentos devem acontecer, a partir de agora, somente em covas onde a base tiver concreto, na qual os caixões são acondicionados e depois envolvidos pelo mesmo material. Devido ao custo não ser tão acessível, afirmou que é analisado administração municipal auxiliar as famílias menos favorecidas.

Rogério destacou ainda que, esta tarde, também devem protocolados junto à Sema, os projetos para readequação do cemitério, como de arquitetura e drenagem, também atendendo notificação da própria pasta estadual. Entre eles, também constam o que trata da ampliação em 22 mil metros quadrados com capacidade para 2.190 sepulturas e de um novo modelo "em gavetas", no qual duas estruturas seriam construídas com capacidade para 868 corpos. Os dois atenderiam a demanda de cinco anos. Atualmente, há cerca de 12 mil sepulturas
Rodrigues disse que, os projetos também são fundamentais para emissão licenças da secretaria, para início das obras que, ainda não têm custos estimados. Os valores devem ser definidos somente após divulgação do parecer da pasta estadual, bem como prazo para os trabalhos.

Nenhum comentário: